Durante dez anos, Peter Allen vinha sempre de férias com a namorada portuguesa ao Bombarral, até que decidiu prolongar a sua estada no país. “Vínhamos de férias. Começámos a vir mais e mais, ficávamos mais e mais tempo”, recorda.
Para o britânico, a vila portuguesa acabou por ser o local perfeito para se instalar. “Bombarral, porque tínhamos casa aqui e adoro esta zona, a paisagem é espetacular, estamos muito perto do mar, e temos uma História incrível à nossa volta”, explica.
Olhando para a vila, diz que oferece várias vantagens. “Há um castelo medieval a apenas dez minutos de distância, a vista é espetacular, e tem ótimas ligações a Lisboa.”
A aposta nas startups em Portugal
Peter Allen é um empreendedor e, por isso, tem apostado em várias startups ligadas ao design e à tecnologia. “Antes de mais, tenho uma empresa no Reino Unido, que se chama Compelling Ideas, que é de design gráfico e digital, e pensei que poderíamos ter uma representação aqui”, diz.
E foi assim que acabou por trazer a Compelling Ideas para cá. “Por isso, acabámos por abrir uma, mais virada para o mercado português, em particular para empreendedores, startups, por isso, estamos a ajudá-los com os logos, as imagens da marca, com o marketing e os websites”, refere.
Depois, aproveitando o ecossistema português e os recursos existentes, sentiu-se inspirado a criar as suas próprias startups. “Por isso, fundei uma empresa chamada Innovation Scene, que faz listagem de eventos das startups”, conta.
Entretanto, destaca ainda o projeto Tripmaka, que é uma startup de turismo e é um organizador de viagens, “que ajuda turistas a descobrir, fazer uma pré-reserva e definir um plano de boas atividades, enquanto estiverem de férias em Portugal.”
Um ambiente bom para startups em Portugal
Salientando o ambiente favorável que se vive em Portugal para a criação e desenvolvimento de startups, Peter Allen diz que se uniram vários fatores favoráveis para se instalar por cá. “Parece-me que há uma comunidade e um ecossistema vibrantes aqui, que em parte resultam da ação do governo, que tem sido verdadeiramente proativo a encorajar startups, é uma área muito importante para o governo, por isso tem organizado programas, cursos, iniciativas, e há tantos aceleradores e incubadoras”, diz.
Depois, o país em si goza de várias vantagens. “Um país espetacular, porque o tempo é fantástico, temos quase 300 dias de sol por ano”, diz, acrescentando: “Temos paisagens fantásticas, temos o mar, temos a comida.”
E, comparando Portugal com o país de origem, Peter não tem dúvidas: “É incrível, há diferenças a sério, saber apreciar as coisas boas da vida, o vinho, apenas aproveitar o tempo, relaxar, e tenho tido a sorte de estar a aprender português.”
Olhando para a sua vida em Portugal, Peter diz que se sente feliz. “Sinto que é aqui que pertenço.”