Muitos imigrantes consideram que passar a reforma em Portugal é uma boa solução. E foi isso mesmo que fez André Detais, em 2017. Saiu de França e mudou-se para Azeitão, uma freguesia do concelho de Setúbal a cerca de 40 quilómetros de Lisboa.
Assume que mudar de país é uma decisão difícil e que é preciso um espírito aventureiro para a tomar. Mas não se arrepende: “Desde que estou em Portugal, voltei a França uma só vez. Estive lá três dias e já estava com saudades de casa.”
Apaixonou-se pela comida, pelas praias e pelo sol portugueses, e aprendeu a admirar a forma simples e livre como os portugueses vivem o dia a dia.
As vantagens de passar a reforma em Portugal
Mas porque é que há tantos estrangeiros a quererem passar a reforma em Portugal? Para André, o regime fiscal é uma vantagem. Quem quiser passar a reforma em Portugal pode beneficiar do estatuto de residente não habitual e torna-se isento do pagamento do imposto sobre o rendimento durante 10 anos. “Isso é um incentivo à imigração”, considera.
Mas não foram só as vantagens fiscais que atraíram André Detais. “É perto de França. Em duas horas, duas horas e meia, está-se aqui”, diz. É também um sítio seguro e isso pesou na hora de tomar a decisão.
Ocupar os tempos livres em Portugal
O que é que se faz para passar o tempo em Portugal? André Detais gosta de fazer desporto, de ir à praia, de ir a restaurantes — que têm a vantagem de estar abertos até tarde — e de se encontrar com amigos franceses que também estão a passar a reforma em Portugal.
E já não quer sair de Portugal. “A minha intenção é continuar a viver aqui”.