Charles, Elliot e Ianis são três franceses que trocaram o seu país de origem por Portugal para viver. Agora, contam histórias de Lisboa e do país que os recebeu, na sua revista Lisboète. Uma publicação que os fez lançarem-se na aventura de abrir uma sociedade em Portugal.
Foi a empresa que criaram que agora edita e publica a Lisboète. A revista é uma publicação trimestral de sociedade, gastronomia e cultura, em francês, para francófonos e outros leitores que queiram saber mais sobre Portugal. É também a ligação dos artigos que Ianis Periac e Charles Mathieu-Dessay, os dois redatores, escrevem.
Charles acumula muitos dos trabalhos ligados à publicação. Está na redação, na administração, acumula o marketing e a desafiante angariação de publicidade. É um faz-tudo crucial para a fase seguinte: abrir uma sociedade em Portugal e para um pequeno negócio que vive da energia dos amigos, com um passado de jornalismo em França.
Ele e Ianis Periac contam as histórias que fazem a publicação. “Encontrar os entrevistados e escrever” são as tarefas que Ianis desenvolve na Lisboète. Quanto a quem os lê, Ianis aponta que “os leitores são maioritariamente franceses, francófonos”, mas também os portugueses que leem em francês.
O desafio de abrir uma sociedade em Portugal
“Abrir uma empresa [em Portugal] é fácil”, lembra Elliot Schmaltz, o terceiro elemento do trio Lisboète que chegou há seis anos ao país. “Em dois dias e meio temos a sociedade feita se tivermos pessoas com conhecimento”, descreve.
Embora tenha começado por fazer pequenos trabalhos no país que o deixaram mais preparado, Elliot desenvolveu um site que foi uma boa ligação a Charles e ao trabalho que é hoje feito pela revista. “Comecei a gostar da cidade, que achei sedutora, e a descobrir mais coisas sobre ela. Tornei-me um guia turístico, usando o site para dar direções. Daí comecei a juntar pessoas para ter conteúdo para o site”.
O gosto pela cidade é partilhado por todos. “A vida em Lisboa é bela” para Ianis Periac. Apesar de recordar Paris, lembra que “Lisboa tem mais sol do que Paris, tem o mar ao lado e há uma doçura de viver em Lisboa”.
Se quer saber mais sobre como abrir uma empresa em Portugal mostramos todas as etapas para poder criar o seu negócio e seguir o exemplo da revista Lisboète.