Pensa viver aqui, mas quer saber quais são as principais universidades em Portugal, onde se situam e quais os seus pontos-forte, antes de tomar uma decisão? Este artigo é para si.
Consultámos dois dos principais rankings internacionais: o QS World University Rankings 2020, elaborado desde 2012 pela empresa de consultoria britânica Quacquarelli Symonds; e os Times Higher Education (THE) Impact Rankings, que avaliam o sucesso global das universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O resultado é um conjunto de 12 universidades que lhe apresentamos de seguida.
Universidade de Lisboa
Ranking | #338 QS World Ranking
É a universidade portuguesa mais bem cotada no ranking QS World Ranking. Criada em julho de 2013, a Universidade de Lisboa resulta da fusão entre a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade de Lisboa e é a maior universidade portuguesa. Tem 18 escolas, mais de 100 unidades de investigação, cerca de 50 mil estudantes, 4000 professores e 400 cursos. Herdeira de uma tradição académica com sete séculos, está profundamente envolvida com a sociedade portuguesa e a área metropolitana de Lisboa, assumindo-se como um grande centro de ensino, investigação, inovação, desporto, cultura e arte. Sob o mote ‘uma universidade de Lisboa para o mundo’, acolhe todos os anos mais de 1000 alunos estrangeiros em busca de educação de alta qualidade, cultura, clima e da tão característica hospitalidade que Lisboa e Portugal têm para oferecer.
Universidade do Porto
Ranking | #353 QS World Ranking
Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da Europa e surge na posição 353 do ranking mundial QS World Ranking. Com 15 escolas e mais de 50 unidades de investigação científica, tem cerca de 32 mil estudantes e quase 2500 professores e investigadores distribuídos pelos três campus situados na cidade do Porto. Oferece uma grande variedade de cursos, cobrindo todo o leque de áreas de estudo e todos os níveis de educação superior, incluindo programas em língua estrangeira.
Universidade de Coimbra
Ranking | #406 QS World Ranking e #62 THE Impact Ranking
Não é por acaso que Coimbra, a quarta maior cidade portuguesa, é conhecida como ‘a cidade dos estudantes’: a Universidade de Coimbra é a mais antiga universidade em Portugal e uma das mais antigas do mundo. Com uma história de mais de sete séculos que remonta à fundação em 1290, conta com oito faculdades distribuídas por três campus, mais de 40 unidades de investigação e acomoda 1500 professores e investigadores. Oferece programas em língua estrangeira e 10% dos seus 21 mil estudantes são internacionais. Quem aqui estuda pode usufruir de uma experiência académica rica e cheia de tradição — ou não fosse Coimbra conhecida como a cidade com o mais forte espírito académico em Portugal. O seu campus do século XVI está classificado como Património Mundial da UNESCO e a universidade alberga a maior faculdade de ciências do país.
Universidade Nova de Lisboa
Ranking | #421 QS World Ranking e #101-200 THE Impact Ranking
Fundada em 1977, a Universidade Nova de Lisboa é a mais recente universidade pública da área metropolitana de Lisboa. Com unidades de ensino em Lisboa, Almada, Oeiras e Cascais, tem uma forte tradição de trabalho em áreas de inovação, estabelecendo importantes protocolos com os seus pares ao nível nacional e internacional. Com investigação reconhecida internacionalmente, participa em vários programas de mobilidade no universo das instituições de ensino superior europeias. Também coopera com o Brasil, países de língua oficial portuguesa e países da América Latina, bem como outras regiões do mundo.
Universidade de Aveiro
Ranking | #551-560 QS World Ranking e #101-200 THE Impact Ranking
Criada em 1973, a Universidade de Aveiro é a coqueluche da cidade considerada como ‘a Veneza portuguesa’. Com cerca de 15 mil estudantes, é considerada uma das mais dinâmicas e inovadoras em Portugal e está no topo em termos de qualidade das infraestruturas, força da investigação e excelência dos profissionais. Oferece um vasto leque de cursos em várias áreas de conhecimento, que refletem a sua multidisciplinaridade e carácter inovador. Com um perfil baseado nas ciências e tecnologia, tem quatro áreas de excelência reconhecidas: eletrónica e telecomunicações, ciências dos materiais e nanociências, estudos marinhos e do ambiente e formação de professores. Os cursos são desenhados para construir competências em áreas técnicas e científicas que vão ao encontro das necessidades de negócio, da indústria e da sociedade.
Universidade do Minho
Ranking | #651-700 QS World Ranking e #101-200 THE Impact Ranking
Fundada em 1973, a Universidade do Minho integrou a onda de ‘novas universidades’ que revitalizaram a educação em Portugal. Tem três campus nas cidades de Braga e Guimarães, no norte de Portugal, e conta com 11 unidades de ensino e investigação: Ciências, Engenharia, Educação, Artes e Humanidades, Ciências Sociais, Economia e Gestão, Direito, Medicina, Enfermagem, Arquitetura e Psicologia. Com 32 centros de investigação sob sua alçada, afirma-se como uma instituição promotora da investigação e do conhecimento. Com um forte compromisso com a internacionalização, tem parcerias com mais de 400 universidades de todo o mundo e conduz dois mestrados internacionais como parte do programa Erasmus Mundus. No início de cada semestre, esta instituição possibilita que os estudantes de intercâmbio frequentem 60 horas de aulas de português, de forma a facilitar a sua integração académica e social e, ao nível dos doutoramentos, há quatro cursos lecionados em inglês. O centro histórico de Guimarães foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2001.
Universidade Católica Portuguesa
Ranking | #801-1000 QS World Ranking e #301-400 THE Impact Ranking
Fundada em 1967, a Universidade Católica Portuguesa goza de um estatuto ímpar por ser uma universidade pública, não estatal e sem fins lucrativos. Criada por decreto da Santa Sé a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa e ao abrigo da Lei da Concordata, nasceu em Braga como faculdade de filosofia. Três anos mais tarde, expandiu-se para Lisboa, onde é a sede atual, recebendo o reconhecimento oficial do governo português, bem como a equiparação com outras universidades portuguesas e os graus por elas conferidos. Desde então, já se estendeu também ao Porto e a Viseu, com as 15 faculdades que a compõem a distribuírem-se pelas quatro cidades. Conta com cerca de 11 mil alunos e com mais de 1000 professores. As faculdades abrangem economia, ciências da educação, artes e humanidades, biociências e bioengenharia.
Universidade da Beira Interior
Ranking | #201-300 THE Impact Ranking
Criada em 1973 como Instituto Politécnico da Covilhã, a Universidade da Beira Interior (UBI) situa-se na pequena e afluente cidade montanhosa da Covilhã. É uma instituição pública criada num contexto de luta da indústria da região, de forma a dar aos residentes locais a oportunidade de prosseguirem estudos sem terem de se deslocar para outras zonas do país. Graças ao seu rápido crescimento, seis anos depois da sua criação, foi promovida a instituição de ensino superior e desde 1986 que goza do estatuto de universidade. A mais de 250 km de Lisboa, a região atrai praticantes de desportos de inverno, mas é bastante tranquila no resto do ano. O campus inclui três livrarias, várias instalações desportivas e cinco faculdades: de Ciências, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Ciências da Saúde.
Universidade do Algarve
Ranking | #201-300 THE Impact Ranking
Fundada em 1979, a Universidade do Algarve localiza-se na região turística do Algarve, no sul de Portugal. Resulta da fusão da Universidade do Algarve com o Instituto Politécnico de Faro. Três dos quatro campus da instituição localizam-se na cidade de Faro, enquanto o quarto fica na segunda maior cidade do Algarve, Portimão. O ensino foca-se em seis áreas-chave: artes; literatura e história; ciências de engenharia; ciências da vida, da terra, marinhas e ambientais; medicina e ciências relacionadas; ciências sociais, educacionais e de treino profissional; e economia, gestão e turismo. A universidade conta com vários centros de investigação — por exemplo, Biomedicina Molecular e Estrutural e Ciências Marinhas. A associação de estudantes oferece aos estudantes desportos aquáticos como canoagem, windsurf e vela.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Ranking | #201-300 THE Impact Ranking
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) divide-se entre as cidades de Vila Real e de Chaves, no nordeste de Portugal. Foi formalmente estabelecida em 1986, mas a sua herança remonta ao Instituto Politécnico de Vila Real, fundado em 1973. Este instituto manteve-se até 1979, quando foi transformado em Instituto de Educação Superior de Trás-os-Montes e Alto Douro. A universidade inclui quatro faculdades: a Escola de Agricultura e Ciências Veterinárias; Escola de Ciências da Vida e do Ambiente; a Escola de Ciências Sociais e Humanas e a Escola de Ciências e Tecnologia. Inclui também uma escola politécnica: a Escola Superior de Enfermagem de Vila Real. A UTAD orgulha-se das suas modernas instalações, laboratórios e bibliotecas, bem como de albergar, em Vila Real, um dos maiores jardins botânicos da Europa. Sob o mote “Scientia et Labore Omnia Adipiscere” (encontrar ciência e trabalho) , dedica-se a expandir o conhecimento científico e a desenvolver a tecnologia de forma a responder a problemas globais, nacionais e regionais.
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Ranking | #301-400 THE Impact Ranking
O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (IUL) é uma universidade pública fundada em 1972. As suas áreas de especialização são negócios, sociologia e políticas públicas, ciências sociais, tecnologia e arquitetura. Conta com nove centros de investigação avaliados pela Fundação de Ciência e Tecnologia, sendo que o AUDAX (centro de empreendedorismo do ISCTE-IUL) colabora com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), bem como com várias autoridades locais e associações empresariais. Oferece graduações duplas e colabora com instituições como a Universidade Estadual de Campinas no Brasil, o Massachusetts Institute of Technology nos Estados Unidos, a Universidade de Gotemburgo na Suécia, a National and Kapodistrian University of Athens, e a Southern Medical University na China.
Instituto Politécnico de Setúbal
Ranking | #601+ THE Impact Ranking
Setúbal é uma cidade piscatória e uma região conhecida pela sua paisagem de sonho, que une o oceano Atlântico às montanhas da serra da Arrábida, abrangendo uma extensa área de paisagem protegida. Foi neste contexto que, em 1979, foi fundado o Instituto Politécnico de Setúbal, que se divide em dois campus, nas cidades de Setúbal e Barreiro, ambas na área metropolitana da Grande Lisboa. Especializa-se em saúde e proteção social; ciências; matemática e ciências computacionais; ciências sociais e empresariais e direito. É composto por cinco escolas: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola de Ciências Empresariais, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e Escola Superior de Saúde. A universidade tem cerca de seis mil estudantes e 650 professores e oferece mais de 85 cursos superiores. Com o mote ‘juntos fazemos o amanhã’, caracteriza-se pela forte relação com a comunidade, com as instituições educativas, os hospitais e as empresas da região.