O roteiro do surf em Portugal

Apresentamos-lhe aqui um roteiro dos melhores lugares para a prática do surf em Portugal — uma modalidade que chegou ao país por volta dos anos 60 e que, desde então, não parou de seduzir adeptos e de crescer.

O surf em Portugal começa a ter cada vez mais adeptos lá fora. Elogiado por vários fatores como o clima, a população, a gastronomia, a História e a cultura, Portugal é cada vez mais popular entre os turistas. Um dos pontos fortes é o mar que, no geral, é bastante agitado — é por isso que, ao longo dos anos, tem havido um aumento no número de pessoas que procuram o país, apenas para tirar proveito das suas ondas espetaculares. É o caso das tão afamadas ondas da Nazaré.

Se quer iniciar-se no surf em Portugal, saiba que apenas precisa de motivação, pois as escolas garantem de início todo o material. Claro que, à medida que avançar e, caso se veja seduzido, o que muito provavelmente acontecerá, terá de comprar uma prancha de surf adequada à sua altura e peso e, porque as águas portuguesas acabam por não ser muito quentes, um fato adequado à estação em que se encontrar, juntamente com umas botas de neoprene e os usuais protetores solares. Entretanto, fizemos-lhe a lista das melhores praias para praticar surf em Portugal.

Em Espinho:

Praia Azul, Praia da Baía, Praia das Sereias, Praia do Cantinho, Praia dos Pescadores, Praia de Silvalde, Praia das Casinhas, Praia da Capela e Praia de Paramos

Com uma costa de cerca de oito quilómetros de extensão, Espinho conta com uma ondulação atlântica, que reúne condições para a formação daquelas que são consideradas como algumas das melhores ondas portuguesas e, até, as melhores do norte. Nas suas praias, costumam realizar-se competições como o Júnior Pro Espinho e a Longboard Pro Tour, da World Surf League. Uma das melhores regiões para a prática de surf em Portugal.

Para aprender:

Green Coast Surf School

Tel: +351 912 361 881

Email: surfgreencoast@gmail.com

Na Figueira da Foz:

Praia do Cabedelo, Praia de Buarcos e a Praia da Claridade (que se encontra iluminada à noite proporcionando uma boa surfada em segurança)

Conhecida por frequentemente apresentar ondas direitas com uma milha de comprimento, a Figueira da Foz tem praias que são uma verdadeira Meca para os adeptos do surf em Portugal. Este ano acolhe a terceira etapa da Liga Meo Surf 2020.

Para aprender: 

Figueira Surf Center

Te. +351 910 468 760

Email: figueirasurfcenter@gmail.com

Em Peniche:

Praia de Supertubos, Praia da Consolação (lado Norte), Praia da Almagreira, Praia de Belgas, Praia de Lagide e Praia de Molhe Leste

Peniche é famosa pelo tipo de ondas que se formam nas suas praias — conhecidas no mundo do surf como as European Pipelines — e que desafiam os mais prestigiados surfistas internacionais. Com ondas compridas e tubulares que podem ir até aos três e cinco metros de altura, as praias de Peniche recebem também diversas competições, como o Rip Curl Pro Portugal-Peniche e o Noosa Longboard Pro.

Para aprender: 

Peniche Surf Camp

Tel: +351 962 336 295

Email: info@penichesurfcamp.com

Na Nazaré:

Praia do Norte e Praia de Paredes de Vitória

Celebrizada pelo famoso surfista Garrett McNamara no que ao surf em Portugal diz respeito, a Nazaré todos os anos assiste à crescente chegada de surfistas profissionais vindos de todos os cantos do mundo para tentar a sua sorte nas suas ondas massivas. As ondas gigantes chegam de longe, provenientes de tempestades no Oceano Atlântico, mas a presença do famoso canhão da Nazaré, um desfiladeiro submerso que vai de 50 a 5 mil metros de profundidade, faz com que a ondulação que passa por ele não perca velocidade nem altere a sua direção. Mesmo em frente ao Farol da Nazaré, as ondas rebentam no preciso momento em que a vaga se torna maior do que a sua profundidade. Ali, a transição é repentina, razão pela qual as ondas chegam muito altas à costa. 

Para aprender:

Nazaré Surf School

Tel: +351 916 386 907

Email: nazaresurfschool@gmail.com

Na Ericeira:

Praia de Ribeira d’Ilhas , Praia de São Lourenço, Praia dos Coxos, Praia da Pedra Branca e Praia da Foz do Lizandro 

Destino muito popular entre os nacionais, a Ericeira oferece algumas das melhores ondas do país, atraindo também surfistas de todo o mundo. A Ericeira recebe o Campeonato Nacional de Surf Open e Feminino e também a terceira etapa do Circuito Nacional de Longboard.

Para aprender:

Tiago Pires Surf School

Tel: +351 961 411 373

Email: surfschool@tiagopires.pt

https://tiagopiressurfschool.com/

Lisboa:

Praia do Guincho, Praia de Carcavelos e praias da Costa da Caparica

Lisboa encontra-se no epicentro de alguns dos melhores pontos para a prática de surf em Portugal e a sua posição geográfica tem direta influência na qualidade de ondas que se formam.

A Praia do Guincho, não muito distante da capital portuguesa, é bastante procurada pela comunidade de surfistas. Em dias de pouco vento, garante muitas vezes ondas fortes e perfeitas e o melhor swell dá-se entre sudoeste e oeste.

Praia extensa com fundo de areia e ondas velozes, Carcavelos conta com uma ondulação potente, tubular e, com bastante frequência, ao longo de todo o ano. Apresenta condições para todos os níveis de surf, o que faz com que, dentro de água, tenha de haver cuidados redobrados para os principiantes.

As praias do CDS, Barbas e Praia Nova, na Costa da Caparica, são já um clássico do surf nacional. Mais adiante, na Fonte da Telha, as praias são procuradas quando o mar está grande, já que nestes dias os fundos de areia podem proporcionar muito boas ondas.

Para aprender:

Guincho Surf School

Tel: +351 917 964 533

guinchocurfschool@gmail.com

Carcavelos Surf School

Tel: +351 962 850 497

info@carcavelossurfschool.com

Barbas Surf Academy

Tel: +351 927 008 626

Email: barbassurfacademy@gmail.com

Costa Vicentina:

Praia da Arrifana , Praia da Cordoama e Praia do Amado

A Costa Vicentina é outro paraíso para os adeptos do surf, que aqui encontram ondas ao seu gosto. As condições podem, de facto, variar de praia para praia, mas toda a costa é verdadeiramente apaixonante para quem gosta de surf.

Na Praia da Arrifana, conte com ondas violentas e turbulentas, perfeitas para surf, mas não para principiantes. É muito popular entre os praticantes, especialmente entre os mais experientes, que, quando o mar está grande, têm “reservada” a parte direita da Arrifana. 

Na Praia Cordoama, os picos são mais consistentes, funcionando melhor quando o mar está mais pequeno. Os surfistas menos experientes deverão ter especial cuidado com as correntes e com as rochas, que podem surgir inesperadamente se não se conhecer bem a praia.

A Praia do Amado é também muito concorrida pelos amantes do surf e palco de provas internacionais. É considerada como uma das melhores da Costa Vicentina dadas as correntes fortes e as ondas muito altas.

Para aprender: 

Arrifana Surf School

Tel: +351 961 690 249

Email: hello@arrifanasurfschool.com

Sagres:

Praia da Ponta Ruiva, Praia do Beliche, Praia do Tonel e Praia do Zavial

Na ponta ocidental do Algarve, em Sagres, reúnem-se condições perfeitas para a prática do surf, com as melhores ondas a chegar na primavera, no outono e no inverno. Diz-se mesmo que se encontram aqui algumas das melhores ondas da Europa.

Para aprender:

Free Ride Surf School Sagres

Tel: +351 918 755 401

Email: info@frsurf.com

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais