O pôr do sol em Lisboa é especial e merece ser apreciado. Conheça os melhores sítios para assistir.
Parque Eduardo VII
Detém uma vista fantástica sobre uma das principais artérias da cidade — a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, ao fundo o rio Tejo e, nos dias de boa visibilidade, a margem sul.
Cenário ideal para assistir ao pôr do sol em Lisboa, começou por chamar-se Parque da Cidade, alterando-se o seu nome para Parque Eduardo VII quando o monarca britânico visitou Portugal, em 1903.
Onde: Parque Eduardo VII
Miradouro das Portas do Sol
Debruçado sobre as ruas de Alfama desde o Largo das Portas do Sol, o Miradouro das Portas do Sol oferece uma perspetiva magnífica a partir da face sul da Colina do Castelo. A partir deste terraço em Lisboa podemos observar a Igreja de São Vicente e o Panteão Nacional e, obviamente, o Tejo.
E é precisamente sobre o rio que se observa um dos mais belos pores do sol em Lisboa e que confere uma especial luminosidade aos telhados do casario deste típico bairro lisboeta.
Onde: Largo Portas do Sol
Ribeira das Naus
Recentemente reabilitada, liga o Cais das Colunas, na Praça do Comércio, ao Cais do Sodré. Dizem que apreciado daqui, o pôr do sol em Lisboa é mais impressionante do que visto a partir de qualquer outro ponto da cidade. Varanda única sobre o Tejo, a verdade é que a Ribeira das Naus constitui um ponto ideal para relaxar ao final do dia, com a Ponte 25 de Abril mesmo ali ao fundo.
Onde: Av. Ribeira das Naus
SUD
Por vezes o que apetece mesmo ao final do dia é descontrair com uma bebida na mão e o pôr do sol no horizonte. Com esplanada virada para o rio, o SUD proporciona uma vista paradisíaca sobre o tejo, com as embarcações que o cruzam e a ponte como corolário. Ali, onde a elegância se faz sentir, o pôr do sol em Lisboa parece ainda mais encantador.
Onde: MAAT, Av. Brasília – Pavilhão Poente
Torre de Belém
É Património Mundial da Unesco, uma das Sete Maravilhas de Portugal e ponto obrigatório de visita a quem visita o país. Apreciado deste ponto, o pôr do sol em Lisboa é absolutamente magnífico, trazendo à envolvente uma enorme tranquilidade.
Onde: Av. Brasília
Castelo de São Jorge
É mais um dos lugares perfeitos para se assistir a um deslumbrante pôr do sol em Lisboa, dada a paz que transmite e a situação privilegiada em que se encontra, debruçando-se sobre o casario de Alfama e da baixa lisboeta em direção ao imponente Tejo. Em dias de boa visibilidade, a perspetiva que proporciona estende-se muito para lá do rio, tornando-se possível avistar a margem sul.
Onde: R. de Santa Cruz do Castelo
Hotel Mundial Rooftop Bar
Mesmo no centro de Lisboa, o Rooftop Bar do Hotel Mundial é famoso pela espantosa vista que proporciona e pelos eventos que ali decorrem ao pôr do sol. A vista é panorâmica e a carta de cocktails e de gins variada, representando o espaço ideal para assistir ao pôr do sol em Lisboa.
Onde: Praça Martim Moniz 2
Parque Tejo
Eis um lugar onde pode exercitar-se e assistir a um dos mais belos espetáculos naturais. Assistir ao pôr do sol em Lisboa enquanto caminha junto ao rio ou montado numa bicicleta poderá ser uma experiência muito agradável, principalmente se realizada no Parque Tejo, a maior zona verde do Parque das Nações, com cerca de 90 hectares. Tem a Ponte Vasco da Gama no enquadramento certo e uma paisagem absolutamente inesquecível.
Onde: Parque das Nações
PARK
Para assistir ao pôr do sol em Lisboa enquanto saboreia um cocktail, a melhor opção será a de visitar este bar localizado no sexto piso de um parque de estacionamento e que detém uma das melhores vistas sobre a cidade.
Onde: Calçada do Combro, 58, 6º piso
Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen
É o antigo Miradouro da Graça, localizado na freguesia de São Vicente, junto à Igreja do Convento da Graça. Daqui poder-se-á apreciar uma esmagadora perspetiva sobre a cidade, com o Castelo de São Jorge mesmo em frente, os telhados do casario lá em baixo e o rio a estender-se no horizonte.
Onde: Calçada da Graça