Normalmente, quando pensa em Portugal, vem-lhe à cabeça a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou a costa algarvia. Mas, para além do país que aparece nos postais, mostramos-lhe um outro mais desconhecido. Por isso, se está a viver em Portugal há pouco tempo, siga o nosso guia (alternativo) sobre “O que fazer em Portugal”.
Portugal é um país que mistura o mais moderno com o mais tradicional. Ao mesmo tempo que surgem novos artistas com conceitos inovadores, tradições como o fado mantêm-se e ganham até projeção internacional. Leia aqui as nossas 9 sugestões de coisas que não pode deixar de fazer neste país.
O que fazer em Portugal: 9 coisas que tem de fazer
1 – Ir a uma casa de fados
Cantado nas ruas do país, sobretudo de Lisboa, desde o início do século XX, o Fado ganhou o estatuto de música nacional. E, além disso, é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011. Se vive em Lisboa ou perto, vá até aos bairros históricos da capital, como Alfama e Mouraria, procure um restaurante ou casa de fados com uma atuação nessa noite. E deixe-se encantar por uma das mais belas tradições portuguesas.
2 – Descobrir uma nova geração de artistas
Perca-se nas ruas de Portugal a observar os trabalhos de uma nova geração de artistas. Um dos mais falados atualmente é Vhils, conhecido pela sua arte urbana e por dar vida a locais inesperados. Pode ver algumas das suas obras na Underdogs Gallery ou nas ruas de Lisboa. Mas há vários outros artistas com obras na capital — entre eles, Bordalo II, ±MaisMenos±, Mário Belém ou a já internacional Joana Vasconcelos.
E esteja também atento a espaços como o Museu de Serralves, o Museu Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém (CCB) ou o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. São sítios icónicos do país, com uma curadoria cuidada, que merecem uma visita.
3 – Apaixonar-se pelos Açores e pela Madeira
Se vem viver para Portugal, uma das coisas a fazer é tirar uns dias para visitar os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Os Açores são formados por nove ilhas, a maior das quais é a ilha de São Miguel. Aí, pode visitar a Lagoa das Sete Cidades e provar o famoso cozido das furnas. Se quiser conhecer o ponto mais alto de Portugal, visite a ilha do Pico, onde a Montanha do Pico se ergue a 2.351 metros de altitude.
E por que não planear também uma visita às ilhas do arquipélago da Madeira? Aproveite o bom tempo da Madeira para descobrir o que ela tem de melhor. Se for durante o mês de maio, deixe-se maravilhar pela Festa da Flor. Se estiver a tentar fugir ao stresse, aproveite para visitar a ilha de Porto Santo. E, se é um apaixonado por golfe, não pode perder o campo projetado pelo golfista espanhol Seve Ballesteros, antigo número um do mundo.
4 – Almoçar num restaurante tradicional ou numa tasca
O que fazer em Portugal assim que chegar? Uma das mais reveladoras experiências para conhecer melhor um país é ir, assim que possível, a um restaurante tradicional. Peça o que as pessoas da mesa do lado estiverem a comer, mesmo que não faça ideia do que é. Experimente fazê-lo em Portugal. Felizmente está com sorte. A gastronomia portuguesa é soberba. O mais certo é que lhe sirvam um típico prato de bacalhau (diz-se que existem 1001 maneiras de o preparar em Portugal!), ou umas deliciosas sardinhas assadas.
5 – Visitar uma adega ou cave de vinho
Portugal é um país de excelentes vinhos e conhecer a sua origem deve fazer parte da sua lista de coisas logo que estiver instalado. Visite uma adega ou uma cave e saiba mais sobre como é feito o vinho. As adegas mais conhecidas estão no Douro, no Alentejo, no Dão, no Minho e na Madeira. Mas sem dúvida que as mais visitadas são as de Gaia, onde estão as famosas caves de vinho do Porto.
6 – Divertir-se num arraial de aldeia ou nos Santos Populares
No verão não há aldeia, vila ou cidade que não tenha a sua festa. As mais conhecidas são as festas em honra de Santo António (em Lisboa) e de São João (no Porto). Ambas atraem milhares de pessoas anualmente. Mas para uma noite mais autêntica e tradicional, opte por um arraial de uma aldeia no interior do país e divirta-se a descobrir o que são coisas como quermesses, rifas, garraiadas e música pimba. Merece entrada direta na nossa lista “O que fazer em Portugal”.
7 – Assistir a um jogo de futebol
Se já está a viver em Portugal e deseja envolver-se a fundo num ritual carregado de simbolismos e comportamentos muito próprios, assistir a um jogo de futebol é o melhor ponto de partida.
Ao fim-de-semana encontrará um jogo em qualquer vila ou cidade. Mas se pretende a crème de la crème do futebol nacional tente arranjar bilhetes para os famosos “clássicos”, os jogos entre os “três grandes”: Benfica, Porto e Sporting.
8 – Visitar o Santuário de Fátima e os grandes monumentos religiosos portugueses
Siga o costume anual de uma grande parte dos portugueses e faça uma visita ao Santuário de Fátima. Aprecie a sua imponência. E depois explore outros grandiosos monumentos religiosos portugueses. Alguns estão classificados como Património Mundial. É o caso do Convento de Cristo (em Tomar) e dos mosteiros da Batalha e de Alcobaça.
9 – Passar um dia na praia
Ir à praia, ou “fazer praia” como os portugueses gostam de dizer, é uma das atividades nacionais favoritas em Portugal. Com um clima propício a vários meses de sol, inclusivamente muitas vezes fora do verão, sobretudo mais a sul, Portugal é um paraíso para banhistas, surfistas ou simples apreciadores de algumas horas ao sol.
Não espere mais e vá já a uma praia para perceber melhor a paixão dos portugueses pelos areais. Perto de Lisboa, tem o areal extenso da Costa da Caparica. Um pouco mais a sul da capital, descubra também as praias da Costa Vicentina, do Algarve e outras tantas boas praias espalhadas ao longo da costa portuguesa.
Não espere mais e vá já a uma praia para perceber melhor a paixão dos portugueses pelos areais. Ah, e não se esqueça de comer uma bola de Berlim, o doce mais vendido nas praias portuguesas.