Costumes e tradições de Portugal: quais são

Cada país tem os seus costumes e tradições e Portugal não foge à regra. Saiba quais são, do norte ao sul do país.

Selecionamos os principais costumes e tradições de Portugal, para que possa conhecê-los e saber mais sobre a cultura portuguesa.

Danças Tradicionais

Do norte ao sul do país, são muito populares as danças tradicionais, por expressarem um pouco da alma das diferentes regiões. Uma das mais conhecidas é a dos Pauliteiros de Miranda, um grupo de oito homens das Terras de Miranda, que dançam ao som da gaita-de-foles, caixa, bombo e castanholas, retratando momentos históricos da região. Vestem uma saia bordada, camisa de linho, colete de pardo, botas de cabedal, meias de lã, um chapéu, e usam os dois paus (palos) para dançar. 

Outra dança bastante popular é a dos Caretos de Podence, personagens características do Nordeste Transmontano e do Alto Douro, que remontam aos celtas, na época pré-romana. No carnaval, os homens usam máscaras vermelhas, amarelas, verdes ou pretas, feitas de couro, madeira ou latão, e vestem fatos de colchas com franjas de lã, de cores garridas. O disfarce termina com uns chocalhos à cintura, que fazem o tão conhecido som dos Caretos. 

Outros exemplos são o Vira do Minho, o Bailinho da Madeira, o Corridinho do Algarve, o Fandango do Ribatejo, o Vira da Nazaré, a Chula do Douro, a Moda das Saias (comum a várias regiões do país), o Bailarico Saloio, A Farrapeira e a Tirana.

Azulejos Portugueses

O azulejo é uma das imagens de marca do país e cobre as paredes de muitos dos edifícios públicos e monumentos portugueses, retratando diferentes momentos da História. Foi introduzido no país no início do século XVI, por influência das oficinas flamengas e espanholas, mas rapidamente Portugal aprendeu o seu método de fabrico e fez as suas próprias criações. É uma peça de cerâmica, normalmente quadrada, com uma das faces vidradas e assume tradicionalmente a dimensão de 15*15. Ao longo do tempo, passou a ser aplicado regularmente como peça decorativa, de diferentes dimensões e padrões.

Galo de Barcelos

Reza a lenda que, na época medieval, um peregrino, que se dirigia até Santiago de Compostela, foi salvo da forca, quando o cantar de um galo se fez ouvir. Foi assim que nasceu o Galo de Barcelos, uma figura em barro, que remonta à região de Barcelos, mas que representa o país internacionalmente.

Artesanato

Com uma grande ligação à cultura popular, o artesanato português é muito característico sobretudo das zonas rurais. Cada região tem a sua própria arte, transmitida essencialmente de forma oral, de geração para geração. São muito populares, por exemplo, os tapetes de Arraiolos, que surgiram antes do século XVII e seguem uma técnica de costura intitulada o ponto de Arraiolos, bem como a filigrana portuguesa, uma tradição viva de joalharia na região norte, e que resulta de fios muito finos e pequenas bolas de metal. Mas Portugal distingue-se em várias outras artes para além da tapeçaria e a joalharia, como a cerâmica, as rendas e os bordados. 

Doces Conventuais

Os doces conventuais são uma das tradições portuguesas mais antigas e mais apreciadas por todos. Acredita-se que a maioria dos doces são criações de frades e freiras, a partir do açúcar e gemas de ovos que chegavam aos conventos (as freiras usavam as claras para tratar da sua roupa), juntando-se amêndoa ou outros frutos secos. São vários e de várias regiões de Portugal, mas entre os mais populares estão o pastel de Belém, o pastel de Santa Clara, o papo de anjo e o toucinho do céu.

Festas e romarias

Portugal é um país com muitas festas e romarias, de origem sobretudo religiosa. Entre as mais conhecidas, estão as festas dos Santos Populares — em Lisboa, chamam-se as festas de Santo António, já que este terá nascido em Lisboa no fim do século XII. Assim, durante o mês de junho, as pessoas saem à rua para dançar e comer sardinhas, regadas a vinho e sangria, mas o ponto alto são as marchas populares, no dia 12 de junho. No Porto, esta festa chama-se Véspera de São João e tem lugar no dia 23 de junho, para celebrar o nascimento de João Batista. Festeja-se também em Braga e em Vila do Conde, com marchas populares, sardinhas e arraiais na rua.

Gastronomia

Portugal é também conhecido pela variada e diversificada gastronomia, que acaba por ser uma mistura de influências mediterrânicas, mas também orientais, pela introdução das especiarias, na altura dos descobrimentos. Na gastronomia portuguesa come-se muito peixe, nas zonas junto à costa, e carne, no interior, dada a qualidade de gado bovino, ovino e suíno. Come-se também muitos legumes e leguminosas, sobretudo através da sopa, parte fundamental da dieta dos portugueses.  

Vinho do Porto

É um vinho licoroso, fortificado, produzido a partir das uvas da Região Demarcada do Douro, que fica a mais ou menos 100 km da cidade do Porto. Trata-se de um vinho especial, por resultar de um processo de fermentação diferente — a fermentação é interrompida dois ou três dias depois do início, pela junção de aguardente vínica neutra. E é esta combinação que o torna particularmente doce e mais forte do que um vinho normal. Armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, deve o seu nome à cidade do Porto, por ter sido a partir dali que foi exportado para todo o mundo. 

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais