A capital portuguesa é conhecida pela sua variedade de feiras e mercados. Nos últimos anos, muitos dos edifícios que lhes davam guarida têm sido requalificados. Agora, agregam espaços que aliam a tradição à modernidade. Fique a conhecer locais históricos e espaços surpreendentes com a nossa lista dos melhores mercados de Lisboa.
Os mercados de Lisboa tradicionais
Mercado de Benfica
É um dos mercados de Lisboa com mais história e é muito conhecido pelos seus produtos frescos. Nas suas bancas encontra-se bom peixe, carne, legumes, pão e bolos. Se tiver fome a meio das suas compras, pode tirar partido da área de restauração. E, no exterior do edifício, há uma variedade de lojas de conveniência, de vestuário e calçado à sua disposição.
- Aberto de segunda a sábado, das 7:00 às 14:00.
Mercado Biológico do Príncipe Real
Tem a curiosidade de juntar os produtores agrícolas da região de Lisboa no mesmo mercado a céu aberto. Realiza-se todos os sábados, no Jardim do Príncipe Real. Aproveite para contactar diretamente com estes produtores e tirar todas as dúvidas sobre as verduras, frutas, legumes, ervas aromáticas, pão e azeite que estão à sua espera.
Tal como o nome indica, os produtos à venda neste mercado de Lisboa são resultado de agricultura biológica.
- Aberto aos sábados, das 9:00 às 15:00.
Mercado de Alvalade
Conheceu nova fama depois de surgir no “No Reservations”, o programa de televisão do chef Anthony Bourdain. No entanto, a sua verdadeira reputação vem de ser um dos mercados de Lisboa mais antigos. Aqui, encontra peixe e marisco de grande qualidade, bem como fruta e legumes frescos. E dispõe de um parque infantil e uma zona de alimentação para miúdos e graúdos descansarem.
- Aberto de segunda a sábado, das 07:00 às 14:00.
Os mercados de Lisboa renovados
Mercado de Campo de Ourique
Inaugurado em 1934 e localizado numa zona nobre da cidade, inspirou-se no Mercado de San Miguel, em Madrid, para se renovar, em 2013. Agora, mistura as tradicionais bancas de venda de peixe, fruta e legumes frescos com espaços onde pode experimentar de tudo um pouco. Há enchidos, vinho, cervejas e gin, gelados, sushi e bifanas à sua espera.
- Aberto de segunda a quinta e domingo das 10:00 às 23:00; sextas e sábados das 10:00 à 01:00.
Mercado da Ribeira
É um dos mais emblemáticos mercados de Lisboa. Abriu as portas em 1882 e é reconhecível pela sua cúpula enorme. Sabia que, por causa disso, a população de Lisboa se habituou a chamar-lhe a “mesquita do nabo”? Está situado junto ao Tejo e à Baixa. Desde 2014 que, mantendo uma zona para a venda de produtos frescos, alberga 24 restaurantes com a assinatura dos mais importantes chefs portugueses, oito bares e dezenas de outras lojas. Ainda tem uma programação de eventos de música e workshops que garantem animação todos os dias.
- Aberto de domingo a quarta das 10:00 às 00:00; quinta a sábado das 10:00 às 02:00.
Mercado de Arroios
Este mercado de Lisboa também teve direito a uma renovação. Situado no centro da cidade, as suas bancadas estão repletas de produtos frescos. Além disso, tem um espaço dedicado aos mais novos, para que possam brincar enquanto os pais fazem as suas compras, e mais de vinte lojas e restaurantes.
Neste momento, estuda-se a construção de uma estufa hidropónica na cobertura do mercado.
- Aberto de segunda a sábado das 07:00 às 14:00.
As propostas fora da caixa
Lx Market
É um dos mais importantes mercados alternativos de Lisboa e visita obrigatória para quem quer encontrar o inesperado. Localizado no espaço exterior da LX Factory, junta artesanato urbano, mobiliário e roupa vintage com propostas de design inovadoras. Dispõe de um espaço de restauração com produtos gourmet e biológicos para matar a fome e a sede dos visitantes.
- Acontece aos domingos das 10:00 às 18:00.
Feira da Ladra
As origens desta feira remontam ao século XII e já alterou a sua localização muitas vezes. Desde 1903 que se mantém no Campo de Santa Clara, entre as igrejas de São Vicente de Fora (o padroeiro de Lisboa) e o Panteão Nacional. Estima-se que o nome tenha origem no facto de, em tempos antigos, aí se encontrarem muitos objetos roubados. Descobrirá artigos em segunda mão, velharias e autênticas raridades espalhadas pelo recinto.
- Acontece todas as terças e sábados a partir do nascer do sol.
Art & Flea Market Anjos 70
Ganhou fama com o nome de Feira das Almas. Mudou de designação em 2017, mas mantém-se como o mais importante mercado de cultura underground de Lisboa. Este mercado no Regueirão dos Anjos é um ponto de encontro de designers, artistas e colecionadores que procuram o que não existe noutros sítios. Tem uma zona de restauração com destaque para os produtos biológicos e vegetarianos.
- Acontece no primeiro fim de semana de cada mês das 11:00 às 19:00.