O que fazer no Algarve

Descansar, descontrair e desfrutar, claro está! Quando pensamos no Algarve este é o primeiro pensamento que nos surge, mas, além de mergulhar nas maravilhosas e tépidas águas azul-turquesa das suas praias, saiba o que fazer no Algarve.

Quer saber o que existe no Algarve para além das praias? Saiba o que fazer no Algarve.

No barlavento

Zona ocidental do Algarve, o barlavento inclui os municípios de Aljezur, Monchique, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves e Albufeira. Com um litoral caracterizado essencialmente por praias com falésias e formações rochosas, o barlavento algarvio encanta não só pelas características naturais absolutamente únicas. Mostramos-lhe, pois, quais as principais coisas para fazer no Algarve “ocidental”:

Aljezur

Além de desfrutar das fantásticas praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano, em Aljezur poderá contar com uma oferta de atividades diversificada sem ter de se preocupar com o excesso de turistas. Aljezur é uma terra bastante pacata e tranquila, onde aconselhamos uma visita ao castelo, ao Museu Municipal e ao Museu Antoniano, na Vila Velha, bem como à Igreja Matriz e ao pelourinho, na Igreja Nova. Poderá ainda realizar passeios de burro, fazer parte do trilho da Costa Vicentina em bicicleta (ou a pé), provar o delicioso medronho ou entregar-se às ondas e desfrutar de um dia de surf,inscrevendo-se nas aulas que ali decorrem.

Monchique

monchique

Considerado o “jardim do Algarve”, Monchique é um bom exemplo em como esta região portuguesa é bem mais do que praia. Nesta terra do interior que herda o nome da serra, famosa pelas águas medicinais já referenciadas em tempos romanos, terá muitas coisas para fazer. Por exemplo, poderá visitar as Caldas de Monchique e desfrutar dos serviços das termas e do spa, fazer um piquenique num dos parques de merendas da vila e depois dar um salto ao Miradouro de São Sebastião, a partir de onde consegue observar toda a vila, as torres da igreja e o convento. Nesta terra, aposte ainda nos passeios a pé, na prática de yoga, de meditação e de aromaterapia.

Vila do Bispo

Eis um destino que conjuga sol, mar, natureza e património. Em Sagres, ponto mais ocidental do continente europeu, encontramos uma cidade ainda calma e distinta dos grandes centros de migração turística. Rodeada de praias de beleza ímpar e entre as quais podemos encontrar algumas desertas, constitui um local ideal para quem aprecie surf, embora aqui o mar seja bastante mais frio do que noutras regiões algarvias. O vento também poderá estar particularmente forte, especialmente no Cabo de São Vicente, onde sugerimos que não perca um pôr-do-sol. Ainda em Sagres, visite a Fortaleza datada do século XV e mandada construir pelo Infante Navegador, Dom Henrique, e aprecie a enorme rosa-dos-ventos que o seu interior guarda.

Lagos

lagos

Uma das mais faladas praias do Algarve situa-se aqui, a Praia de Dona Ana. Com falésias impressionantes, forma um conjunto inesquecível dado o enquadramento das areias douradas e as águas absolutamente convidativas, mas não nos deixemos apenas praias maravilhosas, que aqui são muitas, e aproveitemos para visitar algum do património local, como a Capela Dourada de Santo António e o Antigo Mercado dos Escravos, para dar um passeio pela Avenida dos Descobrimentos e para, numa agradável esplanada, saborear a gastronomia local. Destaque para os carapaus alimados, para os biqueirões avinagrados, para os percebes e não se levante sem se deliciar com um Dom Rodrigo.

Portimão

No concelho de Portimão estão algumas das mais badaladas praias algarvias (Praia da Rocha, Prainha, Três Irmãos) onde se realiza grande parte das festas noturnas que tornam o Algarve um destino apetecível. Mas nem só de festas vive Portimão, já que aqui pode também perder-se em passeios a pé e visitar a Ria de Alvor, a Igreja do Colégio dos Jesuítas e a maravilhosa Igreja Matriz de Portimão. Invista numa excursão de barco para observar os golfinhos que naquelas águas se aproximam consideravelmente das embarcações, faça mergulho ou experimente uma tacada de golfe. Portimão é também conhecida como a cidade onde se come o melhor peixe de todo o Algarve. Destaque para as sardinhas, que no verão são mesmo apetecíveis.

Lagoa

lagoa

A vila que partilha o nome com o concelho nasceu em torno da Igreja Matriz, estabelecendo-se assim um encantador e tradicional casario branco que ainda hoje nos transporta para o passado desta vila localizada na planície e de olhos pousados sobre as falésias que se debruçam para o mar. Chamamos a sua atenção para o Convento de São José e para a Igreja da Misericórdia numa visita mais descontraída e à qual não deve faltar um salto até à Praia do Carvoeiro. Ali encontrará as embarcações dos antigos pescadores que atualmente se dedicam a levar os turistas em passeio até às maravilhosas Grutas de Benagil. Aproveite e desfrute desta experiência.

Silves

Em Silves, é impossível fugir ao universo de lendas e de todo o exotismo intrínseco aos contos das princesas árabes e aos encantamentos que geralmente andam em torno das mesmas. O seu castelo é um dos mais bem conservados em todo o Algarve, situando-se na mais alta colina da cidade e encerrando a famosa Cisterna da Moura Encantada e a Porta da Traição. Mesmo ao lado do castelo, a de Silves exige uma merecida visita, erguendo-se no exato local onde dantes estava localizada uma mesquita, tendo até acolhido o túmulo de D. João II. Cidade medieval, encanta pelas festas que costuma realizar no verão reconstituindo toda uma época, mas vale também pelas praias, famosas em todo o território nacional e no estrangeiro, como é o caso da Praia Grande e da Praia de Armação de Pêra. É ainda um destino muito apetecível para os amantes de mergulho, já que apenas a quatro milhas da costa se encontra um dos nossos maiores recifes de coral e cuja observação vale a própria viagem.

Albufeira

Em Albufeira, a mais famosa praia é mesmo a Praia dos Pescadores, cuja beleza se estende à Praia de São Rafael, da Falésia ou de Santa Eulália. Para os apreciadores, os espetáculos do Zoomarine e até o próprio parque poderão ser uma boa aposta para um dia cheio de emoções, sendo possível agendar um dia para nadar com golfinhos e desfrutar da companhia destes animais. Albufeira é outro local onde a noite algarvia costuma ser animada e a oferta diversificada. Os passeios de barco para observação de baleias ou mesmo só para apreciar o azul e a magnífica extensão das águas são também ofertas que deve considerar, já que se tornarão absolutamente inesquecíveis.

No sotavento

Reunindo os municípios de Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, o sotavento algarvio constitui a região mais oriental do Algarve, que também costuma revelar-se menos agitada e movimentada à medida que progredimos do centro para a fronteira com Espanha. Revelamos-lhe, assim, o melhor do que poderá fazer no Algarve “oriental”:

Loulé

As Praias do Gigi e do Ancão tornaram este concelho famoso, que cresceu com o desenvolvimento de Quarteira e com a chegada da popularidade às praias de Vilamoura e da Falésia. É também aqui que se encontra a maior marina do Algarve, em Vilamoura, mas sugerimos que fuja um pouco ao circuito e passeie até Almancil, onde poderá visitar a Capela de São Lourenço dos Matos e apreciar o gigantesco painel de azulejos azuis. Visite também Alte, em plena Serra do Caldeirão e a cerca de 30 km de Loulé, que é considerada a mais típica aldeia do Algarve. Ali ouvimos permanentemente o correr das águas provenientes da Ribeira de Alte, som que nos transporta para a época onde, junto às fontes, as mulheres se reuniam para encher os cântaros e lavar a roupa.

Faro

faro

Em Faro inicia-se o Parque Natural da Ria Formosa, uma maravilha algarvia que consiste numa série de lagoas de água salgada e de lodaçais, numa extensão de 60 quilómetros, onde aves migratórias encontram refúgio e onde a vida selvagem se desenvolve, estendendo-se até Vila Real de Santo António. A Ria Formosa será, portanto, a principal atração desta região. A Ilha do Farol e a Ilha Deserta são pontos que dispensam apresentação, de águas cristalinas e um extenso areal. Regressando à capital algarvia, a cidade velha merece definitivamente uma visita com tempo, para que possa apreciar com tranquilidade as ruelas em calçada portuguesa, que surgem preenchidas de impressionantes monumentos (Museu Municipal, Igreja do Carmo, Catedral de Faro, Capela dos Ossos).

São Brás de Alportel

Região interior, São Brás de Alportel brilha sobretudo pela proximidade com a natureza, pelas paisagens, pelos miradouros e pela vista que os mesmos proporcionam sobre a serra, o Geoponto de Mesquita e Funchais. A pouca distância, a vila de Estói exige uma visita, dada a riqueza arquitetónica e o valor incontornável do seu património. As ruas calcetadas exibem a típica arquitetura alentejana e impressionam pela vivacidade de cores e pela decoração florida. O Palácio, por seu turno, em estilo rococó, mais parece chegado de um universo de contos magníficos. Recomenda-se ainda a visita às Ruínas Romanas de Milreu, consideradas como um dos mais importantes conjuntos arqueológicos do período romano em Portugal e classificadas como Monumento Nacional já desde 1910.

Olhão

Armona

A diversidade e a qualidade do peixe e do marisco e a gastronomia de Olhão merecem por si só uma visita, não sendo em vão que ali se realiza anualmente o maior festival de marisco de Portugal. Por outro lado, as praias também são um verdadeiro convite à descontração e entre elas destacamos a Praia de Armona e da Fuzeta. Recomendamos ainda uma visita à Ilha da Culatra, um verdadeiro paraíso em estado puro. Durante o passeio poderá ter a sorte de, a todo o momento, se ver acompanhado por simpáticos golfinhos que costumam nadar junto às embarcações.

Tavira

Em Tavira é imperativo fazer o percurso das inúmeras igrejas, todas elas absolutamente encantadoras, passar pelo rio Girão apreciando a ponte romana e visitar o castelo. Com mais de 18 quilómetros de costa, as Ilhas de Tavira (destaque para as praias do Barril e do Homem Nu) e de Cabanas proporcionam dias de praia inesquecíveis, com areias brancas e finas e a temperatura da água a chamar por nós. Será também indispensável visitar o Pego do Inferno, uma magnífica lagoa azul com uma cascata e cercada de um verde impressionante (considerada como uma das mais belas de Portugal), e subir ao Miradouro do Pego para apreciar a magnífica vista.

Alcoutim

alcoutim

Alcoutim situa-se entre a Serra do Caldeirão e o Rio Guadiana, na fronteira com Espanha. Trata-se de uma vila histórica onde se ergue o Castelo de Alcoutim, a Vila Romana do Montinho, os Menires de Lavajo e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Com ruelas íngremes e estreitas, descobre em cada esquina a típica arquitetura algarvia das casas centenárias. Sugere-se a visita à maravilhosa Igreja da Misericórdia e à Ermida de Santo António. Também a barragem romana do Álamo representa um ponto de interesse que merece uma vista.

Castro Marim

Castro Marim prima pelo sossego e pela tranquilidade, com apenas 3,7 quilómetros de costa onde as dunas se fazem notar numa região rica em fauna e em flora. Destaque para as praias de Altura, Praia Verde e do Cabeço, que mantêm ligação com a Ria Formosa, bem como para o castelo, símbolo da história da cidade e de onde se avista o rio. De Castro Marim organizam-se passeios de BTT pelo Parque Natural da Ria Formosa. O Forte de São Sebastião, monumento nacional, foi erguido aquando da Guerra da Restauração representando outro ponto de interesse local.

Vila Real de Santo António

vila real de santo antonio

Nem só as maravilhosas praias de água quente como Manta Rota e Monte Gordo constituem um ponto de interesse neste cantinho algarvio onde são evidentes as influências do país vizinho. Encerra-se aqui, na praia de Manta Rota, a encantadora Ria Formosa, mas na cidade histórica brilha a Praça Marquês de Pombal, o coração da cidade que presta homenagem ao seu fundador e onde o comércio e o turismo vibram e nos conduzem à doca de recreio, a caminho das embarcações turísticas. Aconselha-se a visita a Cacela Velha, aldeia histórica onde é possível observar espécies raras que ali habitam e onde destacamos uma visita à fortaleza e também à cisterna. A própria Praia de Cacela Velha foi eleita como uma das 15 melhores do mundo em 2015 pela Revista Condé Nast Traveler.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais