Se está a pensar mudar-se para Portugal, se acabou de chegar ou passa parte do ano no país, abrir uma conta bancária num banco português pode tornar o seu dia a dia mais simples.
É importante perceber a competência, solidez e o nível de serviço e conforto para si. Além disso, é fundamental saber que muitas vezes as diferenças estão nos detalhes da sua relação diária ou no seu gestor de conta. Sim, falar a sua língua pode ser um forte apoio.
Quais são os documentos obrigatórios?
Antes de avançar para a abertura de conta, precisa de apresentar um conjunto de documentos e dados que ajudem o banco a saber mais sobre si. No geral, o seu novo banco vai pedir-lhe:
- Documento de identificação pessoal (Passaporte válido ou Cartão de Cidadão, caso seja cidadão da União Europeia);
- Número de identificação fiscal (NIF) do seu país de residência e de Portugal (o provisório serve) e respetivo comprovativo;
- Comprovativo de morada (por exemplo, o contrato de arrendamento que apresente evidência do registo nas Finanças, a Escritura de Compra e Venda do imóvel que se está a adquirir, a fatura de eletricidade, água ou gás);
- Em algumas circunstâncias, caso esteja a trabalhar no país, pode ser exigido um comprovativo da empresa onde trabalha (por exemplo, um recibo de vencimento ou um contrato de trabalho) ou, caso seja trabalhador por conta própria, a Declaração Anual de Impostos, devidamente validada pela Entidade Fiscal ou Comprovativo de Serviços Prestados;
- Caso queira abrir a conta para um filho, precisa de ter a certidão de nascimento ou o documento equivalente.
Além destas informações, poderá também ter de apresentar uma fotografia, os seus contactos, bem como o comprovativo de outras nacionalidades que não estejam no documento de identificação.
O que deve ter em conta na escolha do seu banco
O processo para abrir uma conta bancária em Portugal é simples e rápido. Vai querer escolher bem e saber identificar pontos fortes. Saiba o que deve ter em conta:
- A simplicidade na abertura da conta bancária;
- O montante mínimo exigido para abertura de conta;
- Os diferentes serviços oferecidos.
Encontrar um banco com baixas comissões ou isenção em serviços que use regularmente pode ser um trunfo para as suas finanças.
Além disto, há alguns fatores que fazem a diferença no dia a dia:
- As taxas de comissão mensais;
- Os custos de manutenção dos cartões de débito ou de crédito;
- A disponibilidade e facilidade na comunicação com o seu gestor de conta;
- Serviços de assistência e outras vantagens e benefícios;
- A rapidez e os custos das transferências internacionais.
No momento de fazer a sua conta, o banco vai entregar-lhe uma ficha com todas as condições da sua conta, a FIN – Ficha de Informação Normalizada. É aí que encontra os custos, as características ou taxas de juro que existam associadas e toda a informação sobre a conta que vai abrir. Para além da FIN, ser-lhe-ão também entregues as Condições Gerais de Abertura de Conta e o Formulário de Informação ao Depositante (FID) através do qual as instituições de crédito deverão prestar todas as informações relativas aos sistemas de garantia de que beneficiem os depósitos que recebem.
Depois de abrir a sua conta bancária, salvo indicação em contrário, vai receber os seus cartões em casa. Os cartões de crédito e de débito são enviados por correio para a sua residência. E, uma vez aberta a conta, a maior parte dos bancos portugueses garante a possibilidade de fazer operações online de forma cómoda. Por exemplo, pagar serviços e contas, além de proceder a transferências bancárias.
Além disso, poderá ainda aceder às várias caixas ATM, espalhadas pelo país, para levantar dinheiro, fazer transferências ou efetuar pagamentos de contas ou serviços.
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