Como vai viver em Portugal sem falar português? De facto, está a pensar mudar-se para o país e preocupa-o não saber falar uma única palavra desta língua. Além disso, a língua portuguesa parece ter regras muito complexas e pronúncias muito difíceis.
Esses receios são infundados. Siga as nossas dicas para viver em Portugal sem falar português. Vai aprender a comunicar no dia a dia sem precisar de perder noites a estudar a gramática.
É importante saber falar um pouco de português
As primeiras palavras serão fáceis de memorizar: “obrigado”, “por favor”, e “quero um café”. A partir daí, parece que a curva de aprendizagem toma a forma de uma montanha impossível de escalar.
Conte com a ajuda dos portugueses. Estão habituados a receber estrangeiros e a partir para o estrangeiro. Por serem poucos, sabem que são eles quem tem de aprender a língua do seu interlocutor para se fazerem entender.
Depois, o português é uma língua mais fácil do que parece. A pronúncia dos portugueses é que a complica. Com um pouco de persistência vai conseguir ler e falar corretamente.
Aprender a falar português pode ser um desafio, mas tem muitas vantagens. Começará a perceber o que lhe dizem sem precisar de pedir uma tradução a todo o instante. Quando estiver a escolher um pacote de telecomunicações ou a receber a conta pelo arranjo de um carro já não precisa de acreditar na boa-fé de quem o está a atender ou ver-se na obrigação de contratar alguém para o ajudar.
Lista de palavras que tem de saber para viver em Portugal sem falar português
Enquanto não domina a língua, use a nossa lista de palavras para começar a falar português. Vai sentir-se mais integrado e as pessoas com quem falar apreciarão o seu esforço.
Obrigado
Quando quer agradecer. Nunca use o espanhol “gracias” para a substituir. Haverá quem leve a mal.
Por favor
É a melhor forma de chamar a atenção de alguém.
Chamo-me…
Conhecer o nome da pessoa com quem se fala é sempre uma boa forma de iniciar uma conversa.
Olá
É a saudação mais habitual em Portugal, mas convém ter alguma intimidade com a pessoa com quem se está a falar para a poder usar.
Bom dia
Saudação usada de manhã (antes do almoço).
Boa tarde
Saudação usada de tarde (entre o almoço e o jantar).
Boa noite
Saudação usada à noite (depois do jantar).
Ontem
Hoje
Amanhã
Esquerda
O lado do coração.
Direita
O lado que não é a esquerda.
Sim
Não
Não percebi
Mais vale assumir que não compreendeu para que não surjam mal-entendidos.
Mais devagar
Quando precisa que falem mais devagar. Pode complementar a frase com o “Por Favor”.
Muito gosto
A resposta a quando as pessoas se apresentam.
Não falo português<
Será uma expressão temporária porque certamente saberá falar português num instante, mas os interlocutores vão perceber que ainda está a aprender.
Dicas para que viver em Portugal sem falar português seja uma coisa do passado
1 – Veja filmes e séries
Em Portugal, todos os filmes e séries são legendados. É uma boa oportunidade para perceber como se escrevem algumas palavras e corresponder significados.
2 – Leia atentamente os rótulos das embalagens
Quer saber como se dizem o nome das frutas? Compre iogurtes e leia os rótulos. A ideia é muito menos absurda do que parece. As embalagens dos produtos que compra contêm muita informação e muitas palavras importantes.
3 – Livros e revistas
É uma sugestão óbvia, mas eficaz. Compre jornais e revistas portugueses. Pode não perceber tudo à primeira, mas vai conseguir aprender palavras novas e ganhar uma ligação com a cultura portuguesa.
4 – Podcasts e rádio
A rádio é um meio poderoso para perceber a musicalidade e o ritmo dos portugueses a falarem o português. Aos poucos vai interiorizar como se fala.
5 – Menu dos telemóveis
Experimente mudar o menu do seu telemóvel para português. Assegure-se de que não vai perder mensagens e contactos importantes. Depois, verá que será maneira de conseguir entender-se no meio de um labirinto de palavras em português.
6 – Canais de notícias
Tente ver as notícias em português. Além de ficar a conhecer mais da cultura portuguesa, entenderá como se pronunciam nomes e lugares.
7 – Fale no café
Não tenha vergonha. Tente fazer os pedidos em português. Em geral, os empregados vão tentar compreendê-lo e ajudá-lo. Em primeiro lugar porque são simpáticos. Depois, porque estão interessados em fazer uma venda.