O percurso das melhores praias em Portugal faz-se desde as águas mais frias às mais quentes, de norte a sul do país. São muitas e em comum têm a beleza, a diversidade paisagística e a facilidade na prática dos desportos náuticos, nomeadamente o surf, que na nossa costa é mesmo uma constante.
Praias em Portugal – Norte:
Praia de Moledo
Localizada no Minho, em Caminha, goza de um areal a partir do qual é possível observar a Ilha da Ínsua, o forte e o Monte de Santa Tecla. É frequentemente apontada como uma das melhores praias em Portugal, na região norte, pela sua beleza natural e pelas qualidades terapêuticas atribuídas à presença de iodo. Com as condições ideais para a prática de desportos náuticos, como o surf e o bodyboard, é um dos destinos favoritos dos surfistas.
Praia do Cabedelo
No rol de praias em Portugal, no Minho, em Viana do Castelo, na margem sul do estuário do Lima, encontramos a Meca do windsurf e do kitesurf, que já acolheu inclusivamente a maior competição de windsurf a nível mundial, o PWA Grand Slam, atraindo inúmeros adeptos destes desportos náuticos. De águas tranquilas, é uma praia ventosa, mas amiga das famílias.
Praia de Afife
Com bandeira azul desde os anos oitenta, é considerada uma das mais limpas da região norte e fica a uns escassos quilómetros de Viana do Castelo, no Minho. O mar é frio, mas isso não assusta os praticantes de surf nem os de bodyboard. A paisagem é absolutamente deslumbrante.
Outras praias a norte:
De acesso pouco óbvio e mais escondida, destaque ainda para a praia do Moreiró, em Labruge, no concelho de Vila do Conde, com o seu extenso areal e mar azul. Depois, para os amantes do surf, há ainda, em Espinho, a praia da Sereia, local de eleição para os praticantes de surf, dada a dimensão das ondas. Mais abaixo, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, há a praia da Aguda, onde se pode assistir à chegada dos barcos de pesca e a uma prática cheia de tradição.
Praias em Portugal – no Centro:
Praia de São Jacinto
Localiza-se em Aveiro, no coração da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, um verdadeiro paraíso natural, com um passadiço de madeira e muito recato. A praia encontra-se muitas vezes deserta e proporciona ótimos momentos para descansar e recuperar da agitação das grandes cidades.
Praia do Norte
A norte da Nazaré, a Praia do Norte ficou célebre quando o surfista Garrett McNamara se celebrizou entre nós ao apanhar uma onda de 30 metros, formada graças ao conhecido “canhão” da Nazaré. Aqui as ondas podem ser gigantescas e as correntes são indubitavelmente fortes e perigosas, proporcionando espetáculos naturais verdadeiramente impressionantes.
Praia de São Martinho
Localizada no concelho de Alcobaça, a praia de São Martinho do Porto encontra-se no interior de uma baía absolutamente encantadora, com um areal extenso e mar calmo. Com dunas espetaculares, a sua conservação e proteção está assegurada pela construção de passadiços de madeira. Ideal para férias com crianças e muito popular entre as famílias tradicionais portuguesas.
Praia do Baleal
Em Peniche, a Praia do Baleal é bastante concorrida dado o seu potencial para a prática de desportos náuticos. Do lado norte apresenta-se mais ventosa e com mar mais agitado, ao invés do que acontece do lado sul, onde o vento se acalma principalmente no Verão e o mar também se torna mais convidativo.
Na Ericeira:
Localizada entre a Ericeira e Santo Isidoro, a Praia de Ribeira d’Ilhas é famosa por ser palco do circuito mundial de provas de surf. A beleza natural que proporciona a quem a visita justifica qualquer deslocação e a animação que gera todo o ano, por ser muito procurada pelos praticantes daquele desporto, é também um ponto de interesse. Mas há ainda a Praia da Foz do Lizandro, a menos de quatro quilómetros da Ericeira, de areia branca e fina, que proporciona um certo isolamento e tranquilidade.
Em Sintra:
Chegando a Sintra, há muitas praias a destacar. É o caso da Praia Grande, um dos principais destinos dos apreciadores de surf e de bodyboard, realizando-se ali todos os anos o campeonato mundial desta última modalidade. Goza de um extenso areal, que acabou por dar-lhe nome, e de uma piscina oceânica.
Além desta, escondida entre falésias e rochas, há a Praia da Adraga, classificada pelo jornal Sunday Times como uma das melhores 20 praias de toda a Europa. Continuando o périplo pelas melhores praias em Portugal, encontra-se ainda, num vale e com uma língua de areal muito extensa, a Praia do Magoito, uma das praias da Europa com maior concentração de iodo. É muito popular entre famílias com crianças, dadas as suas propriedades e representa um ótimo destino de praia na região.
Praias em Portugal – no Sul:
Na Costa da Caparica:
Quando se chega a sul, mais difícil se torna distinguir as melhores praias em Portugal, dada a quantidade e qualidade. Começando pela zona da Costa da Caparica, está a Praia da Sereia, uma das últimas praias do extenso areal que vai até à Fonte da Telha — com um excelente serviço de apoio, é ideal para quem gosta de ser servido na praia e para quem aprecia festas noturnas de verão. Depois, mesmo ao lado da Aldeia do Meco, está a Praia do Meco, celebrizada como praia naturista e protegida por falésias e por um pinhal.
Na Arrábida:
A Praia do Porto da Baleeira ou Praia do Paraíso, como também é conhecida, está situada no concelho de Sesimbra e consiste na primeira praia selvagem depois do Cabo Espichel. Com um enquadramento maravilhoso, está localizada numa pequena baía que, quando a maré sobe, exibe apenas uma manta de seixos disponível para os banhistas, que muitas vezes ali se deslocam para realizar o seu batismo de mergulho.
E, como não podia deixar de ser, destaque para a Praia do Portinho da Arrábida, no concelho de Setúbal, considerada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal na categoria de Praias e Falésias. É uma baía de praia rochosa, com águas muito calmas e transparentes que, apesar de frias, têm uma visibilidade ótima para a prática de mergulho. Rodeada pelas encostas verdejantes da Serra da Arrábida, encanta ainda mais quem dela se aproxima por mar.
Na Costa Vicentina:
Praia da Comporta
Chegados à costa vicentina, o tour das melhores praias em Portugal começa pela Praia da Comporta. Integrada nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, com dunas e um pinhal circundantes, apresenta um areal extenso que atrai praticantes de surf e de kitesurf.
Praia da Galé
Em Fontainhas, Melides, a Praia da Galé mantém ainda os seus areais relativamente desimpedidos e é, por isso, fácil encontrar um bom lugar para estender a toalha. Encontra-se junto a uma falésia em tons laranja cuja vista foi destacada num postal da revista americana Condé Nast Traveler.
Praia dos Machados
Até há cerca de dois anos era fácil garantir que a encontraria vazia, mas as buscas por praias selvagens paradisíacas tornam a exclusividade menos exclusiva. Apesar disso, a Praia dos Machados, em São Teotónio, Odemira, encontra-se protegida por uma falésia alta que rodeia toda a praia. A descida é acidentada, mas justifica o esforço.
Praia do Carvalhal
No concelho de Odemira, a Praia do Carvalhal encontra-se protegida por uma enseada cercada de elevadas arribas que a protegem do vento, criando-se assim condições para um maravilhoso dia de praia quando as temperaturas começam a subir. De lá pode contemplar-se a foz da Ribeira do Barranco do Carvalhal e o seu mar de um azul profundo.
Praia da Amália
Assim conhecida por se encontrar mesmo em frente à casa onde a fadista passava as férias, a Praia da Amália é também conhecida como a Praia do Brejão. Ali são as marés que ditam a dimensão dos areais, ficando totalmente imersos durante a praia-mar. A sul pode observar-se um pequeno ribeiro que corre para o mar e que forma uma cascata que surpreende o visitante.
Praia de Monte Clérigo
De uma beleza inconfundível, a Praia de Monte Clérigo, em Aljezur, é uma das mais procuradas da região. É bastante extensa, além de ter uma água muito límpida e fresca. Dispõe de uma enorme riqueza de vida marinha e nela é fácil observar-se cardumes de peixes juvenis, sargos, estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos.
Praia da Arrifana
Muito próxima do Forte da Arrifana, em Aljezur, a Praia da Arrifana localiza-se no final de uma enseada protegida por escarpas muito elevadas. Considerada como um dos melhores destinos da região para a prática do surf, é muito procurada por praticantes desta modalidade. Dantes, era mais desconhecida do público em geral, mas agora é bastante popular entre quem faz férias neste ponto do País.
Praia do Amado
A paisagem é de tirar o fôlego, mas não é só por isso (apesar de isso, por si só, já justificar o epíteto) que a Praia do Amado figura nesta lista. Muito popular entre os praticantes do surf, as suas ondas são consideradas ideais não só para quem dá cartas, mas também para quem deseja aprender. É palco de várias competições nacionais e internacionais, proporcionando o melhor que esta costa tem para oferecer.
Praia da Salema
Além de possuir uma beleza natural que lhe valeu ser classificada como uma das 50 praias mais belas do mundo pelo jornal britânico The Guardian, a Praia da Salema goza de algumas características ímpares, apresentando nas arribas pegadas de dinossauros com cerca de 140 milhões de anos. Funciona como porto de pesca e é possível observar os pescadores na sua faina e contactar com a realidade local do dia a dia.
Praia de Odeceixe
Conta com um extenso areal protegido por falésias e é banhada de um lado pela Ribeira de Odeceixe e do outro pelo mar. Foi classificada em 2012 como uma das 7 Maravilhas de Portugal, não havendo quem ali chegue e não se apaixone de imediato pela paisagem e condições que proporciona.
No Algarve:
Praia da Marinha
Águas azuis e verde-esmeralda, arribas alaranjadas e rochas que se erguem do mar valeram-lhe ser considerada uma das melhores e mais bonitas praias portuguesas, classificação reforçada pela revista Condé Nast Traveler, que a elegeu como uma das melhores de toda a Europa. Situada entre Lagoa e Porches, do seu lado esquerdo, a Praia do Pau desfruta das mesmas condições, mas com muito mais tranquilidade.
Praia de Cabanas
Apenas acessível de barco a partir de Cabanas de Tavira, goza de um areal branco, com águas mornas e de ondulação suave, ideal para famílias. Muito aconselhada para quem aprecia o windsurf e a vela, foi também considerada pelo The Guardian como a melhor praia portuguesa em 2013.
Praia Verde
Localizada no concelho de Castro Marim, entre Altura e Monte Gordo, a Praia Verde situa-se entre as praias de Alagoa e do Cabeço, abrigada por um magnífico pinhal verde a partir do qual foi batizada. Conte por isso com um areal branco e extenso, além de águas mornas, límpidas e tranquilas e muito sossego. É ideal para umas férias descontraídas e para recuperar da corrida citadina.