Mudar de casa já é, por si só, uma agitação. Se juntarmos a mudança de país, torna-se ainda mais trabalhoso. É que a mudança exige bem mais que desencaixotar as coisas. É preciso atualizar moradas, fazer contratos de água, luz e gás, além de tratar de todos os outros serviços. E a lista não termina por aqui.
Mudar a morada
Antes da mudança para Portugal, deve tratar dos papéis necessários para residir no país. Caso não esteja a beneficiar do estatuto do residente não habitual, deve obter um visto ou uma autorização para residir em Portugal. Depois, precisa de atualizar a sua morada fiscal.
Para mudar a morada fiscal para Portugal, pode dirigir-se a uma Conservatória ou a uma Loja do Cidadão. Se optou por trazer o carro consigo, também precisa de mudar a matrícula para Portugal.
Contratar a água, a eletricidade e o gás
Mas a mudança de documentos é apenas o primeiro passo. Depois há todos os contratos que precisa de fazer para que possa mudar-se para Portugal com todos os assuntos tratados. Há que contratar a eletricidade, o gás e a água.
Pode fazê-lo na Loja do Cidadão onde estão reunidas as lojas de todos estes serviços. No caso da água, pode dirigir-se diretamente à EPAL, se residir na capital, ou, se estiver fora de Lisboa, deve contactar os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da sua zona ou a empresa de abastecimento da sua área. No caso da água e do gás, pode dirigir-se diretamente à companhia que quer contratar. Em qualquer dos casos, deve levar os seus documentos de identificação, bem como o contrato de arrendamento ou o contrato de compra e venda da casa.
Antes de assinar os contratos, faça simulações para ver quais as operadoras que lhe oferecem melhores condições. No site da ERSE encontra simuladores que lhe permitem comparar os preços das ofertas comerciais de eletricidade e gás natural, ajudando o consumidor na escolha do seu comercializador.
Ainda que não sejam essenciais para a sua sobrevivência na casa nova, também vai precisar de contratar um operador de telecomunicações — entre os principais estão a Vodafone, a NOS ou a MEO. No mercado nacional, encontra opções comercializadas pelas várias operadoras que incluem telefone fixo, telemóvel, Internet e televisão. Negoceie com várias companhias para obter o tarifário mais económico e à medida das suas necessidades.
Reenvio do correio
Além de todos os contratos necessários, se estiver a mudar-se para Portugal não se pode esquecer de alterar a morada de toda a correspondência que recebia na casa antiga. Jornais ou revistas, encomendas, todo o tipo de correspondência que lhe chegava.
Faça uma lista e envie os novos dados, para não perder nenhum correio.