Férias escolares em Portugal: quando são e o que fazer

Mudou-se para Portugal e ainda não está a par do calendário de férias nas escolas? Descubra quando são as interrupções para as férias escolares em Portugal e como ocupar os mais novos quando não há aulas.

As férias escolares em Portugal acontecem em três épocas distintas: Natal, Páscoa e verão, a que se soma uma pequena interrupção de três dias no Carnaval. Estas férias acontecem ao mesmo tempo para todos os anos escolares, do 1.º ao 12.º ano, exceto as férias do verão que, devido às várias provas e exames que os alunos de alguns anos têm de fazer, têm diferente duração. Conheça todos os detalhes do calendário das férias escolares em Portugal e planeie as suas férias em família.

Estrutura escolar em Portugal: os períodos

O calendário escolar português divide-se em três períodos letivos, para qualquer que seja o nível de ensino (pré-escolar, básico e secundário). As datas variam de ano para ano e até de escola para escola (as escolas internacionais têm calendários distintos entre si). Mas geralmente o primeiro período de aulas começa a meio de setembro e termina a meio de dezembro. O segundo período inicia-se após o feriado do Ano Novo, de um modo geral no dia 3 de janeiro, e termina na altura da Páscoa, que varia entre os dias 22 de março e 25 de abril. Já o terceiro período começa após as férias da Páscoa e termina em datas diferentes consoante os anos de escolaridade, mas sempre durante o mês de junho.

Férias escolares em Portugal: quando são?

Férias de Natal

A primeira interrupção costuma durar duas semanas: a semana antes do natal e a semana seguinte, que apanha o feriado do Ano Novo.

Carnaval

São dados três dias no Entrudo, que tem uma data variável, geralmente no final de fevereiro ou início de março.

Férias da Páscoa

Por norma é um período de interrupção de duas semanas, abrangendo o Dia de Páscoa.

Férias de verão

São as chamadas “férias grandes”. Habitualmente começam em meados de junho, mas o seu início depende do ano que o aluno frequenta. Os alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos têm provas de aferição durante os meses de maio e junho. Já quem termina o 9.º, 11.º e 12.º anos tem exames nacionais, provas que, caso seja necessário recorrer à segunda fase, podem adiar o início das férias para o mês de julho. As férias de verão terminam no início de setembro.

Férias escolares em Portugal: o que fazer?

Este é um dilema clássico para os pais: como ocupar os filhos durante as férias escolares? Os períodos de férias, sobretudo o verão, que dura alguns meses, são ansiosamente aguardados pelos mais novos, mas podem ser uma fonte de stress para os pais, que nem sempre têm a disponibilidade para estar com os filhos durante tantos dias (os trabalhadores portugueses têm direito a 22 dias de férias).

Nestes períodos, uma grande mais-valia é poder contar com o apoio de avós, tios e outros familiares para ficar com as crianças e jovens. Mas por vezes é preciso recorrer a outro tipo de serviços. Descubra algumas das opções de programas a que pode recorrer durante as férias.

Campos e colónias de férias

Ideais para períodos mais longos, quando os adultos não conseguem tirar férias ao mesmo tempo do que os mais novos. No verão são várias as entidades que promovem campos de férias por todo o país, centrando-se em atividades educativas, desportivas e de entretenimento.

Centros de estudo e ATL

São indicados para as crianças e os jovens ficarem por umas horas. Os primeiros são um bom complemento para a escola, os segundos, os Centros de Atividades de Tempos Livres, têm um fim mais ocupacional e lúdico.

Escolas de arte e cursos de férias

São muitos os pais que aproveitam as férias dos seus filhos para que estes aprendam algo novo, como música, teatro, canto, dança, ou mesmo um desporto, como surf ou futebol.

Jardins-escola e escolas primárias

As escolas públicas e privadas têm geralmente atividades que vão para lá dos períodos escolares e podem ser uma boa opção para deixar os seus filhos durante algumas horas nas férias escolares.

Entidades públicas

A maioria das juntas de freguesia, câmaras municipais, bibliotecas municipais e museus organizam atividades nas férias escolares.

Entidades privadas

Os jardins zoológicos, parques temáticos, quintas pedagógicas, centros comerciais, livrarias e outras entidades, como as paróquias e os escuteiros, disponibilizam um sem-fim de ocupações para jovens e crianças nas férias, programas perfeitos para um ou dois dias.

Escolas Internacionais

As escolas e colégios internacionais disponibilizam atividades extracurriculares de todos os tipos:  desporto, música, dança, línguas, pintura, teatro, etc. Difícil é escolher! Fique com uma lista das principais escolas internacionais em Portugal e a respetiva ligação às atividades que cada uma oferece ou à página principal da escola.

Zona de Lisboa

Lycée Français Charles Lepierre
St Julian’s School
Escola Alemã de Lisboa
Carlucci American International School of Lisbon
St Dominic’s International School
Park International School
International Christian School of Cascais
International Preparatory School
Santo António International School
Prime School
St Peter’s International School

Zona do Porto

Colégio Luso-Francês
Lycée Français International Porto
Oporto British School
Clip – The Oporto International School
Colégio Alemão do Porto

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais