O novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, está a paralisar o mundo. Identificado pela primeira vez na China em dezembro de 2019, o entretanto denominado SARS-Cov-2 rapidamente saltou as fronteiras da cidade chinesa de Wuhan (na província de Hubei) e espalhou-se um pouco por todo o mundo.
No dia 30 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o surto de coronavírus como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. No dia 11 de março, a mesma organização declarou pandemia.
Neste artigo, vamos reunir algumas das informações mais úteis para si no âmbito da Covid-19.
Covid-19: o que é e principais sintomas
O SARS-Cov-2 faz parte de uma grande família de vírus: os coronavírus. Há já algum tempo que são conhecidas infeções por outros coronavírus em humanos, que podem ir desde uma simples constipação a infeções respiratórias mais graves, como a SARS (2002) e a MERS (2012). Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em humanos. A doença causada por esta nova estirpe chama-se Covid-19.
Segundo a OMS, os sintomas mais comuns são:
- Febre;
- Cansaço;
- Dificuldade respiratória.
Algumas pessoas podem ter dores corporais, congestão nasal, nariz a pingar, dores de garganta ou diarreia. Há pessoas que, apesar de infetadas pelo vírus, não desenvolvem sintomas — são assintomáticos.
De acordo com a OMS, cerca de 80% das pessoas recuperam sem necessitar de tratamento especial, enquanto há quem desenvolva pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, podendo inclusivamente culminar numa eventual morte.
Há grupos de pessoas que sofrem um maior risco de desenvolver sintomas mais graves. São eles: os idosos (70 anos ou mais), as pessoas com outras doenças crónicas associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares, doença oncológica, hipertensão ou doença crónica respiratória, bem como quem tem o sistema imunitário comprometido.
Quem tiver sintomas de Covid-19, não se deve dirigir às urgências, mas sim ligar para o SNS24 e seguir as indicações que lhe forem dadas. O número de telefone é o 808 24 24 24.
Para saber mais sobre a doença, os sintomas e o tratamento, pode consultar a Organização Mundial de Saúde e a Direção Geral da Saúde (DGS).
As medidas do Estado português
Para ajudar a conter o surto de Covid-19, os governos um pouco por todo o mundo tomaram medidas para tentar evitar um grande pico no número de casos.
O governo português tem tomado várias medidas desde que a pandemia foi declarada pela Organização Mundial de Saúde, em março de 2020. Começou por decretar o estado de emergência, em 2020, a 18 de Março, com várias medidas associadas, que incluíam a imposição de um dever geral de recolhimento, a suspensão de atividades de comércio e retalho e o encerramento das escolas. Desde então, Portugal já passou por várias fases.
Para estar a par das medidas nacionais, visite:
- Homepage do Governo de Portugal
- EstamosON – Plataforma única do Governo de Portugal com as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus
As medidas do novobanco
Dada a pandemia, o novobanco incentiva a utilização dos canais digitais, em alternativa aos balcões. Pode ver aqui as medidas adotadas em detalhe.
Links úteis
- Contactos das embaixadas e consulados em Portugal
- Informação sobre restrições de viagens aéreas em vários países
Linha SNS24: 808 24 24 24