Poupe tempo para as coisas importantes em Portugal

Saber mais

Como comprar um carro em Portugal?

Se quer saber como comprar um carro em Portugal, saiba que é um processo relativamente fácil. Primeiro, tem que decidir se vai comprar novo ou usado e quais as características que procura para o seu novo veículo. A partir daí, é só começar a procurar.

Quer saber como comprar um carro em Portugal? A oferta é ampla.

Se está decidido a comprar um carro usado, há duas formas de o fazer. Pode procurar uma concessionária de automóveis ou comprar o carro de um particular. Caso escolha a segunda opção, provavelmente poderá garantir um preço mais favorável, mas numa concessionária o carro fica com garantia de, pelo menos, um ano. Além de ajudarem com os documentos necessários. Saiba o que deve fazer.

Como comprar um carro em Portugal: Procure nos sites

Em sites como o standvirtual ou o sapo pode encontrar uma vasta oferta de carros portugueses usados à venda. Através de uma pesquisa pelas características, pode fazer uma primeira seleção dos veículos que lhe interessam. Mas atenção, quando for ver o automóvel, é importante estar atento a todos os pormenores, para que não seja enganado.

Pode até fazer acompanhar-se de um mecânico para verificar o estado do carro. É uma prática relativamente comum em Portugal e o proprietário não irá ficar incomodado.

Peça os documentos

Se quer comprar um carro em Portugal, outro aspeto a ter em conta é a documentação do carro. Verifique se os documentos estão atualizados e se a pessoa que está a vender-lhe o veículo é a que consta no Documento Único Automóvel (DUA). 

Veja também se há alguma hipoteca ou reserva de propriedade sobre o carro. Pode fazê-lo no DUA ou, para ter mesmo a certeza, deve confirmar também numa Conservatória do Registo Automóvel. Se for o caso, o automóvel só pode ser vendido com autorização da entidade bancária ou da financeira que financiou a compra do veículo.

Revisões em dia

Caso os documentos estejam em ordem e o automóvel lhe pareça bem, não se esqueça de confirmar que tem as revisões em dia. Se estas tiverem sido feitas na própria marca, é uma mais-valia. Através da consulta do manual de revisões, pode confirmar se o carro teve alguma avaria mais grave que possa dar problemas no futuro.

Registo e seguro

Se decidiu fazer negócio, há que tratar da papelada. Para comprar um carro em Portugal, precisa do seu cartão de cidadão, com número de contribuinte português e morada no país.

Em primeiro lugar, é preciso passar o carro para o seu nome. Para tal tem que preencher o requerimento de registo automóvel no Instituto dos Registos e Notoriado ou numa Loja do Cidadão. Tem 60 dias para legalizar a situação.

Para confirmar a alteração de propriedade precisa do pedido de registo automóvel preenchido e assinado e das cópias do cartão de cidadão sua e do vendedor.

Mais rápida tem de ser a contratação do seguro automóvel. Não pode circular com o carro sem seguro. 

Como comprar um carro em Portugal: E se for novo?

Se quer saber como comprar um carro novo, o processo fica ainda mais fácil. É só pedir um orçamento ao fabricante automóvel da sua escolha. Esteja atento às promoções e compare carros com características semelhantes em várias marcas para garantir que vai comprar o melhor carro ao melhor preço.

Quando compra o carro junto de uma concessionária, é esta que recolhe e trata de toda a documentação. A si resta-lhe entregar os documentos que lhe pedem e fazer a transferência do dinheiro.

Impostos

Há diferenças num carro novo e usado, no que toca aos impostos. Novos e usados têm de pagar anualmente o Imposto Único de Circulação (IUC) às Finanças. Mas, quando está a comprar um carro novo, então há ainda que pagar o Imposto sobre veículos, logo no momento da compra.

O IUC é pago no mês da matrícula do carro. Ou seja, se for um automóvel novo, será também durante o negócio.

Saiba também como matricular um carro em Portugal.

Agora que já decidiu comprar um carro e vai precisar de um seguro automóvel, saiba que a conta NB Golden Key pode ajudá-lo na hora de escolher a opção certa para si e para as suas necessidades.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais