Quer saber como comprar um carro em Portugal? A oferta é ampla.
Se está decidido a comprar um carro usado, há duas formas de o fazer. Pode procurar uma concessionária de automóveis ou comprar o carro de um particular. Caso escolha a segunda opção, provavelmente poderá garantir um preço mais favorável, mas numa concessionária o carro fica com garantia de, pelo menos, um ano. Além de ajudarem com os documentos necessários. Saiba o que deve fazer.
Como comprar um carro em Portugal: Procure nos sites
Em sites como o standvirtual ou o sapo pode encontrar uma vasta oferta de carros portugueses usados à venda. Através de uma pesquisa pelas características, pode fazer uma primeira seleção dos veículos que lhe interessam. Mas atenção, quando for ver o automóvel, é importante estar atento a todos os pormenores, para que não seja enganado.
Pode até fazer acompanhar-se de um mecânico para verificar o estado do carro. É uma prática relativamente comum em Portugal e o proprietário não irá ficar incomodado.
Peça os documentos
Se quer comprar um carro em Portugal, outro aspeto a ter em conta é a documentação do carro. Verifique se os documentos estão atualizados e se a pessoa que está a vender-lhe o veículo é a que consta no Documento Único Automóvel (DUA).
Veja também se há alguma hipoteca ou reserva de propriedade sobre o carro. Pode fazê-lo no DUA ou, para ter mesmo a certeza, deve confirmar também numa Conservatória do Registo Automóvel. Se for o caso, o automóvel só pode ser vendido com autorização da entidade bancária ou da financeira que financiou a compra do veículo.
Revisões em dia
Caso os documentos estejam em ordem e o automóvel lhe pareça bem, não se esqueça de confirmar que tem as revisões em dia. Se estas tiverem sido feitas na própria marca, é uma mais-valia. Através da consulta do manual de revisões, pode confirmar se o carro teve alguma avaria mais grave que possa dar problemas no futuro.
Registo e seguro
Se decidiu fazer negócio, há que tratar da papelada. Para comprar um carro em Portugal, precisa do seu cartão de cidadão, com número de contribuinte português e morada no país.
Em primeiro lugar, é preciso passar o carro para o seu nome. Para tal tem que preencher o requerimento de registo automóvel no Instituto dos Registos e Notoriado ou numa Loja do Cidadão. Tem 60 dias para legalizar a situação.
Para confirmar a alteração de propriedade precisa do pedido de registo automóvel preenchido e assinado e das cópias do cartão de cidadão sua e do vendedor.
Mais rápida tem de ser a contratação do seguro automóvel. Não pode circular com o carro sem seguro.
Como comprar um carro em Portugal: E se for novo?
Se quer saber como comprar um carro novo, o processo fica ainda mais fácil. É só pedir um orçamento ao fabricante automóvel da sua escolha. Esteja atento às promoções e compare carros com características semelhantes em várias marcas para garantir que vai comprar o melhor carro ao melhor preço.
Quando compra o carro junto de uma concessionária, é esta que recolhe e trata de toda a documentação. A si resta-lhe entregar os documentos que lhe pedem e fazer a transferência do dinheiro.
Impostos
Há diferenças num carro novo e usado, no que toca aos impostos. Novos e usados têm de pagar anualmente o Imposto Único de Circulação (IUC) às Finanças. Mas, quando está a comprar um carro novo, então há ainda que pagar o Imposto sobre veículos, logo no momento da compra.
O IUC é pago no mês da matrícula do carro. Ou seja, se for um automóvel novo, será também durante o negócio.
Saiba também como matricular um carro em Portugal.