Poupe tempo para as coisas importantes em Portugal

Saber mais

À procura de hospital em Lisboa? Saiba onde encontrar

Acabou de se mudar para a capital e quer conhecer um hospital em Lisboa? Saiba quais são os principais.

É novo na capital portuguesa e quer saber onde pode encontrar um hospital em Lisboa? Saiba que pode encontrar hospitais públicos e privados. O sistema público é assegurado pelo Estado através do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para ter acesso ao SNS vai precisar de um número de utente.  Dizemos-lhe neste artigo como o pode obter. Por outro lado, o sistema privado é assegurado por grupos privados e o custo dos serviços prestados é mais elevado do que no SNS.

Quer um hospital em Lisboa?

Os hospitais de Lisboa pertencentes ao SNS estão divididos em três centros hospitalares: o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Cada um destes centros é formado, no mínimo, por dois hospitais.

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte

Tal como o nome indica, este centro hospitalar serve a zona norte da capital. É formado pelo Hospital Pulido Valente, que é hoje o maior centro nacional de tratamento de doentes com cancro do pulmão e doentes com insuficiência respiratória, e pelo Hospital de Santa Maria — um hospital universitário, que é considerado um dos maiores do país.

As áreas de influência deste centro hospitalar são Alvalade, Avenidas Novas, Benfica, Campolide, Carnide, Lumiar, Santa Clara e São Domingos de Benfica.

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central

Este centro hospitalar é formado por seis hospitais: São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Dr. Alfredo da Costa. A sua área de influência estende-se a 38 freguesias do concelho de Lisboa e a oito do concelho de Loures.

Entre eles, destaque para o Hospital Dona Estefânia, especializado na prestação de cuidados na área da pediatria e para a Maternidade Dr. Alfredo da Costa, especializada em cuidados obstétricos e neonatais. O Hospital Santa Marta, situado na área da Avenida da Liberdade, é um dos principais centros de referência ao nível do diagnóstico e tratamentos das doenças cardiovasculares. Já o Curry Cabral é forte na área da transplantação hepática.

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

É composto por três hospitais: São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz. A área de influência corresponde às freguesias de São Francisco Xavier, Santa Maria de Belém, Ajuda, Alcântara e Santo Condestável, estendendo-se também aos concelhos de Oeiras, Cascais, Amadora e Sintra.

O Hospital de Santa Cruz, na zona de Carnaxide, tem como destaque a área cardiovascular. Aliás, foi neste hospital que se realizou o primeiro transplante cardíaco em Portugal, em 1986.

Outros hospitais do SNS

Além destes hospitais pertencentes ao SNS na cidade de Lisboa, existem outros em concelhos próximos. São os casos do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Consulte neste artigo quais as moradas exatas dos hospitais de Lisboa e dos concelhos próximos.

Hospitais privados

No que toca a hospitais privados em Lisboa, destacam-se três grupos: Luz Saúde, Lusíadas e CUFCom a Conta NB Golden Key, pode ter acesso a condições especiais oferecidas pela Luz Saúde ou pelo Grupo Lusíadas Saúde. 

Adira à Conta NB Golden Key e beneficie destas e de outras vantagens para estrangeiros que escolhem Portugal para viver. 

 

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais