Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de viagens de um dia que pode fazer a partir de Lisboa, para que tire partido da sua localização privilegiada.
Arrábida
O Parque Natural da Serra da Arrábida é, sem dúvida, uma das melhores viagens de um dia a realizar a partir de Lisboa. Logo à chegada somos confrontados com o exuberante contraste das águas azuis com o verde da serra, proporcionando-se de imediato o pleno contacto com a natureza. Aqui, a aposta deverá incidir nos passeios nas estradas do parque natural pelos trilhos pedestres, que proporcionam experiências únicas, de completa e absoluta evasão, com uma vista maravilhosa sobre o Atlântico. O convento, os fortes e os palacetes abandonados ali localizados merecem igualmente uma visita, mas há que guardar algum tempo para, antes de regressar, desfrutar de um mergulho numa das praias caso a temperatura assim o permita antes de regressar a casa. A praia do Portinho da Arrábida e a Praia de Galápos ou ainda a de Galapinhos constituem uma visita obrigatória, tal como o Forte de Santa Maria da Arrábida, monumento nacional, e o Palácio da Comenda, uma das mais impressionantes obras do arquiteto Raul Lino e que, no passado, serviu de refúgio a Jackie Kennedy.
Para mais informações:
https://visitsetubal.com/um-mundo/natureza/serraarrabida/
Cascais
Cascais é um sítio a não perder, para quem mora em Lisboa, tal é a beleza de que se desfruta, ao percorrer a Avenida Marginal. Uma vez chegados, e para comprovar que não foi por acaso que reis e príncipes elegeram este destino como local de veraneio, há que desfrutar do passeio pelas ruas do centro histórico, apostar numa caminhada pelo paredão, visitar o Museu Condes de Castro Guimarães, o Mercado da Vila, a Cidadela, o Parque Marechal Carmona, as praias, visitar a Boca do Inferno, formação rochosa localizada nas margens do mar, o Farol de Santa Marta, a Casa da Guia, a Casa das Histórias Paula Rego e, é claro, não esquecer a famosa e extensa Praia do Guincho, onde já se poderá apreciar a natureza numa dimensão mais impressionante e apreciar a força do mar. Ao final do dia, despeça-se com uma bebida ao pôr do sol no Núcleo de Interpretação das Dunas da Cresmina.
Para mais informações:
Comporta
Era, há algumas décadas, um dos melhores segredos no que toca à orla costeira e agora não há quem não fale deste destino para passar o dia, o fim de semana ou mesmo as férias. Do seu lado tem a ótima característica de se encontrar a poucos quilómetros da capital portuguesa, pelo que consiste numa ótima aposta para fazer uma viagem de um dia a partir de Lisboa. Na Comporta esperam-no um areal maravilhoso com o mar a chamar por si, restaurantes vocacionados para o peixe e o marisco, mas também os há de hambúrgueres e de pratos mais simples. As lojas de roupa trendy e de mobiliário são também um chamariz, como o é, de resto, a região, onde até as festas são famosas. Visite ainda a Herdade da Comporta e prove os vinhos de elevada qualidade. Relativamente perto, poderá ainda visitar as Ruínas Romanas de Troia.
Para mais informações:
https://www.visitgrandola.com/fazer/praias/poi/praia-da-comporta
Ericeira
Nomes como Ribeira d’Ilhas, Coxos, Calada e Foz do Lizandro representam destinos de viagens de um dia a partir de Lisboa absolutamente incontornáveis dada a beleza das praias da região da Ericeira e, mais ainda, para os apreciadores de surf, que as contam como referência dos melhores locais para a prática da modalidade em toda a Europa. A Ericeira é, sem dúvida, um local cobiçado sobretudo no verão, mas a verdade é que ao longo de todo o ano vale bem a sua visita. Aqui, onde o peixe é sempre fresco, os restaurantes dispõem de uma oferta amplamente variada e sobretudo muito apetecível, tal como acontece com o serviço que os bares proporcionam ao final da tarde, com vista para o mar e uma boa banda sonora a fechar o dia. A visita à Casa da Cultura, edifício marcante que na década de 20 do século passado constituía um casino, merece a sua atenção e também o Parque de Santa Marta, onde poderá contar com uma sala de música, um anfiteatro, um ringue de patinagem, uma sala de squash, campos de ténis e mini golfe. E, porque a diversidade de oferta de experiências é realmente ampla nesta terra, aproveite para visitar o Mosteiro Budista de Sumedhãrãma. Quem sabe, não sai interessado em inscrever-se num workshop de meditação?
Para mais informações:
https://www.cm-mafra.pt/pages/1067?poi_id=123
Lourinhã
Para uma viagem de um dia a partir de Lisboa carregada de história e de cultura, será completamente inovador rumar até à Lourinhã e visitar uma terra que é referência em matéria de dinossauros. Com cerca de dez hectares, o Dino Parque representa o maior museu ao ar livre de Portugal, consistindo num parque temático dedicado aos dinossauros e que dá a conhecer mais de 180 modelos de diferentes espécies em escala real. Como região costeira, a Lourinhã conta, igualmente, com ótimas praias, como a Praia da Areia Branca ou do Areal, Valmitão ou Zimbral. Passe pela Igreja de Santa Maria do Castelo, do século XIV e com características do estilo gótico, visite o Museu da Lourinhã e aprecie vistas absolutamente incríveis a partir do Forte do Paimogo, do século XVII, e em cujos arredores se descobriu uma zona de nidificação de dinossauros. Se ainda lhe restar tempo e começar a sentir o cansaço a chegar, aproveite para recuperar forças enquanto passeia pelo Parque da Fonte Lima, que certamente saberá devolver-lhe toda a energia.
Para mais informações:
Mafra
Em Mafra, a oferta em termos de espaços naturais em plena comunhão com a natureza ou de lugares históricos é assinalável, merecendo bem uma visita. Conheça a Tapada Nacional de Mafra, criada em 1747 e servindo então como parque de lazer do Rei D. João V num território com cerca de 819 hectares. Aqui poderá apreciar diversas espécies arbóreas e com um pouco de sorte deparar-se com os veados, gamos e javalis que ali circulam em liberdade. Para uma experiência ainda mais intensa, visite o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, onde numa área de cerca de 17 hectares se encontram animais desta espécie que não se encontram em condições de ser devolvidos à natureza, muitas vezes por terem sido vítimas de armadilhas. Trata-se de uma oportunidade única de observar de perto o fascinante lobo e de apreciar este majestoso animal tantas vezes injustamente caracterizado. A Aldeia Típica José Franco será outro ponto de visita obrigatória, onde em ponto pequeno se recria a típica aldeia portuguesa. Num passeio a Mafra não poderá certamente faltar a visita ao Palácio Nacional e Convento de Mafra, do século XVII, que representa o mais importante monumento barroco de Portugal. Destacamos aqui a sua biblioteca, com mais de 40 mil livros, e os carrilhões da basílica e ainda os seis órgãos.
Para mais informações:
Montargil
No Alto Alentejo, a cerca de apenas 100 quilómetros de Lisboa, destaca-se a Barragem de Montargil, um refúgio natural onde a paz e o sossego imperam, ideal para banhos, pesca desportiva e desportos náuticos. É nesta região que encontramos o Núcleo Regional do Megalitismo, e é também aqui que poderá desfrutar de uma experiência de wakeboard, de passeios de balão, de barco ou, se for menos aventureiro, de passeios de bicicleta, a cavalo ou de canoa.
Para mais informações:
http://www.montargil.pt/entrada/turismo2
Óbidos
Para uma experiência medieval, nada melhor do que rumar a Óbidos e começar logo por uma visita ao Castelo, terra onde a pitoresca vila se recolhe dentro de muralhas e onde não se dispensa uma ginginha servida em copo de chocolate. Mesmo ali ao lado, a Lagoa de Óbidos proporciona paisagens de perder o fôlego, desportos náuticos como a vela, windsurf, canoagem, kiteboard e stand up paddle e ainda o acesso a praias como a Foz do Arelho, Bom Sucesso e Baleal.
Para mais informações:
Sintra
Tão próxima de Lisboa e, no entanto, tão distinta, Sintra representa uma das mais procuradas opções quando desejamos fazer uma viagem de um dia a partir de Lisboa não apenas pela sua riqueza em termos de oferta cultural e natural, mas também por ser uma vila encantadora, que parece saída de um sonho. O centro histórico é incontornável, revelando a todo o momento as características únicas desta vila que chama continuamente para um passeio nas florestas e pinhais circundantes, mas antes passe pela Periquita e delicie-se com uns típicos travesseiros para ganhar energia. É também ali perto, em Colares, que se encontra uma das mais bonitas praias portuguesas, a Praia da Ursa, cujo acesso é sempre desafiante, pelo que quem busca aventura terá aqui divertimento garantido. Aos segundos e quartos domingos do mês realiza-se, mesmo ali ao lado, em São Pedro, a feira onde poderá adquirir frutas e vegetais de elevada qualidade enquanto aproveita para conviver com as gentes locais. Claro que a visita ao romântico Palácio da Pena, ao Palácio da Vila e à Quinta da Regaleira são incontornáveis, mas reserve ainda um pouco de tempo para dar um salto ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, descrito por Camões como o ponto “onde a terra se acaba e o mar começa”.
Para mais informações:
https://cm-sintra.pt/atualidade/turismo
Trafaria
O Cardeal D. Henrique criou ali uma leprosaria e, em 1901, a Rainha D. Amélia veio a inaugurar a primeira colónia balnear portuguesa. Agora seduz pela vida típica que ali tem lugar. O percurso até à Trafaria pode ser realizado desde Belém a bordo de um ferry, o que, só por si, já constitui uma boa experiência. Nesta terra, já em Costas de Cão, teve morada Rafael Bordalo Pinheiro, na atual Quinta do Tagus Village, entretanto convertida num luxuoso turismo de habitação, que se debruça sobre o rio proporcionando uma vista deslumbrante sobre a capital, a serra de Sintra, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril. À mesa, há naturalmente que apostar no peixe, servido bem fresquinho e com todo o sabor dos tempos em que a vila “pertencia” apenas aos pescadores locais. Será, então, tempo de descontrair e viver um pouco da ambiência de um lugar muito autêntico e pacífico, recuperando forças para o regresso à agitação da capital.
Para mais informações: