Poupe tempo para as coisas importantes em Portugal

Saber mais

Preço de construção de casa em Portugal: quanto é e como varia

Construir uma casa tem muitos custos. Primeiro é preciso comprar o terreno, depois fazer o projeto e arrancar com a obra. E depois o preço de construção de uma casa em Portugal varia consoante a região do país. Dizemos-lhe tudo.

O preço de construção de casa em Portugal tem acompanhado a recuperação do mercado imobiliário no país. Mas antes de avançar para a construção da casa é preciso comprar o terreno e informar-se sobre as licenças de construção em Portugal. Só a partir daí pode avançar com a obra. 

Preço de construção de casa em Portugal: as variáveis

O preço de construção de uma casa em Portugal depende de várias variáveis, como os materiais e até o tipo de construção. Uma coisa é certa: varia muito consoante a região do país. Grandes centros urbanos e zonas privilegiadas têm preços mais elevados, enquanto em zonas rurais é possível construir casa com preços mais baixos.

Fazer uma estimativa de quanto vai gastar para construir a sua casa em Portugal é fundamental para perceber se o investimento está dentro do orçamento disponível. Depois de saber que tipo de moradia pretende construir deve procurar na zona de construção casas semelhantes já construídas e ver o custo final.

Campo ou praia

Se optar por construir casa numa zona urbana, o preço de construção de casa será maior do que se fizer a sua casa no interior. O preço de construção numa zona mais rural pode ser um décimo do valor cobrado para construir, por exemplo, junto à praia. 

O valor médio de construção foi atualizado, para 2019, para 492 euros por metro quadrado, para efeitos de cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Apesar deste ser o preço médio, o valor pode ser muito superior ou inferior, dependendo da construção. 

Enquanto numa zona mais rural, o preço de construção por metro quadrado poderá rondar os 40 euros, este custo pode oscilar entre 125 e 140 euros, num local mais próximo da costa e, em locais privilegiados, os preços podem rondar os 1.000 euros.

A Ordem dos Arquitetos lançou, em 2016, um simulador onde pode calcular o valor que poderá gastar para construir uma casa em Portugal. Uma ferramenta que lhe pode dar algumas luzes sobre o valor estimado de construção.

Faça um orçamento

Para garantir que consegue o preço mais competitivo, peça vários orçamentos e compare preços, não esquecendo de pesquisar opiniões e trabalhos já realizados pelas empresas em questão.

Para garantir que nada fica de fora do orçamento, faça um caderno de encargos, com uma lista com todos os trabalhos a realizar, para que todas as propostas incluam os mesmos trabalhos.

Para evitar desvios ao orçamento inicial, certifique-se que contrata uma empresa em que a obra tem um preço fixo. Assim, evita despesas extras caso haja atrasos ou desvios aos custos fixados no projeto.

Prepare-se para os imprevistos

Mesmo que o projeto tenha um custo fixo, há sempre imprevistos. Seja porque a obra demora mais do que o tempo pretendido e tem de alugar uma casa, ou porque decide fazer alterações ou mudar para materiais mais caros, há que precaver estas situações. 

Por isso, o melhor é deixar de lado uma quantia para fazer face a quaisquer imprevistos.

Agora que já conhece os vários fatores que influenciam os preços de construção em Portugal, saiba que os gestores da Conta NB Golden Key podem ajudá-lo também nesta etapa da sua vida.

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais