Há uma mistura única de qualidades que faz de Portugal, provavelmente, o melhor país para viver. A culpa é da sua gastronomia riquíssima e saudável e da sua história milenar. Da segurança que toma conta das ruas e da paz social que o português tanto preza. E porque ocupa os lugares cimeiros nas estatísticas de saúde a nível mundial. Mas, afinal, o que tem este pequeno país, encostado ao extremo ocidental da Europa e banhado pela Atlântico, de tão especial?
Portugal é o melhor país para viver porque é seguro
O Global Peace Index indica, desde 2007, quais são os Estados mais pacíficos do mundo. Em 2018, Portugal estava no quarto lugar desta lista, atrás da Islândia, da Nova Zelândia e da Áustria. O Institute for Economics and Peace é a organização não-governamental que elabora este estudo anual. Os últimos dados sobre o crime disponíveis confirmam esta afirmação: de acordo com o Relatório anual de Segurança Interna, a criminalidade baixou de forma consecutiva nos últimos sete anos.
Portugal é o melhor país para viver por causa da sua paz social
Portugal tem uma tradição de leis progressistas e tolerantes. Sabia que foi um dos primeiros países europeus a abolir a escravatura? O The Guardian defende mesmo que medidas como a descriminalização das drogas fazem de Portugal um caso de sucesso que deveria servir de exemplo em todo o mundo. Em 2010 foi a vez de o casamento entre pessoas do mesmo sexo passar a ser legal no país.
Em resultado destas iniciativas legislativas consegue-se uma paz social alargada nos vários quadrantes da sociedade portuguesa. No auge da crise económica, enquanto noutros Estados europeus as manifestações se tornaram violentas, em Portugal a fotografia de uma manifestante a abraçar um polícia correu o mundo.
Portugal é o melhor país para viver por causa dos seus cuidados de saúde
O Serviço Nacional de Saúde português é uma rede pública com mais de 1500 hospitais e centros de saúde e 120 mil profissionais de saúde, disperso por todo o território nacional. Foi criado em 1979 e o seu acesso é gratuito e universal para todos os residentes em Portugal. Se viver em Portugal poderá usar este serviço de qualidade sem qualquer entrave.
Ao mesmo tempo, as políticas de saúde portuguesas obtiveram resultados assinaláveis ao longo dos últimos anos. Quer dois exemplos? A mortalidade infantil caiu 94% em 45 anos, sendo, neste momento a terceira mais reduzida da Europa. A esperança média de vida à nascença aumentou 17 anos entre 1960 e 2015.
Economia a crescer e custo de vida mais baixo
A recuperação económica portuguesa ficou confirmada com um crescimento de 2,7% do seu PIB, em 2017. Para trás ficou o programa de assistência financeira e a crise que desafiou o país. Ao mesmo tempo, o setor bancário tem vindo a cimentar a sua solidez, de acordo com os relatórios das instituições comunitárias.
Portugal, contudo, continua a ser um país onde viver é, comparativamente, mais acessível. O preço de um pão, em Lisboa, é 20% mais barato do que se comprarmos o mesmo pão em Paris. Se quiser comparar o custo da educação, fique a saber que o valor anual máximo das propinas numa universidade pública foi de 1066,2€, durante o ano letivo de 2017/2018.
Portugal é o melhor país para viver por causa do seu clima
Portugal tem um clima abençoado: mais de 200 dias de sol por ano e uma temperatura máxima média de 20 graus. Ideal para ser aproveitado no inverno, primavera, verão e outono. Se nevar ou as temperaturas caírem abaixo dos zero graus nas grandes cidades, é certo que serão notícia na televisão.
Horas de sol (ano):
- Lisboa: 2806
- Madrid: 2769
- Paris: 1662
- Londres: 1633
- Berlim: 1626
- Bruxelas: 1546
Temperatura média (ano):
- Lisboa: 17,5ºC
- Madrid: 15ºC
- Paris: 12,3ºC
- Bruxelas: 10,5ºC
- Londres: 10,3ºC
- Berlim: 10,3ºC