Em Portugal, existem muitas escolas que funcionam com modelos de ensino em língua não portuguesa. Existem mais estabelecimentos de ensino em língua inglesa, mas há, contudo, vários colégios franceses espalhados pelo país. O Lycée Français Charles Lepierre, o Lycée Français International e o Colégio Luso-Francês são bons exemplos. A sua exigência é reconhecida e os seus alunos recebem notáveis preparações académicas.
A escola em Portugal
O ensino obrigatório, em Portugal, termina no 12.º ano de escolaridade. Divide-se entre uma componente básica (os primeiros nove anos de estudo) e secundária (os três anos seguintes).
Cada ano letivo está dividido em três períodos: entre setembro e o Natal, entre janeiro e a Páscoa, e entre a Páscoa e o fim de junho.
Quem quiser garantir um ensino internacional para os seus filhos pode optar pelo Lycée Français Charles Lepierre, em Lisboa, e pelo Lycée Français International, no Porto. Aqui, as crianças estão alinhadas com o projeto educativo francês. Em caso de transferência, terão direito às respetivas equivalências tanto numa escola em França como em Portugal
Ao estudarem ao abrigo de um programa de ensino francês e português, os alunos tanto podem concorrer a uma universidade portuguesa como francesa.
Lycée Français Charles Lepierre
Inaugurado em 1952, o Liceu Francês Charles Lepierre é um dos colégios mais conhecidos e procurados de Lisboa. Situado junto ao centro comercial das Amoreiras, garante o acesso ao ensino pré-escolar, básico e secundário. Os programas ministrados estão de acordo com os curricula definidos pela Educação Nacional Francesa. Por isso, são semelhantes aos oferecidos por todos os estabelecimentos de ensino franceses. No entanto, a sua frequência também permite a equivalência ao currículo português. As aprendizagens concordam com o corpo de conhecimentos e competências do Ministério da Educação de Portugal.
Com mais de 2.000 alunos, o colégio ensina português, inglês, espanhol, alemão e italiano, além da língua francesa. Tenha em atenção que, em certos casos, deve inscrever uma criança com antecedência para ter acesso a uma vaga.
Lycée Français International de Porto
Localizado junto ao Parque de Serralves, no Porto, o Lycée Français International de Porto conjuga os sistemas de ensino português e francês.
Criado em 1963, é frequentado por mais de 1.100 alunos, entre os 3 e os 18 anos. Tal como o Liceu Francês de Lisboa, o Lycée Français International de Porto faz parte da rede mundial AEFE, a Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro. Assim, esta escola segue uma instrução em língua francesa e respeita os programas do governo francês.
Os seus alunos são preparados para a obtenção do baccalauréat. Após este título, um estudante pode ingressar numa universidade em Portugal, em França ou em qualquer outro país.
Colégio Luso-Francês
O Colégio Luso-Francês é um dos estabelecimentos de ensino mais prestigiados do Porto. O liceu é uma instituição das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e foi fundado em 1936. Esta escola católica acolhe alunos desde o ensino pré-escolar até ao final do secundário e é reconhecida pelo seu programa de oficinas e atividades extracurriculares.
É o único dos três casos apresentados que segue o currículo do Ministério da Educação português e também o único elegível para os rankings das melhores escolas nacionais. Em 2018, classificou-se na 27.ª posição entre os estabelecimentos de ensino que lecionam até ao 9º ano e na quinta posição entre as escolas com ensino secundário.