De norte a sul, percorremos a Costa de Prata e indicamos-lhe o melhor que há a conhecer e a visitar.
Costa de Prata: o que é e onde fica
A Costa de Prata, em Portugal, é uma linha costeira que se estende de Aveiro até Torres Vedras, com praias magníficas, ainda que de águas frias. Aqui, as planícies são vastas e as altitudes pouco elevadas.
A diversidade de oferta em recursos naturais é muito grande, mas também conta com uma grande variedade do ponto de vista cultural e gastronómico, pelo que não será difícil encontrar praias, castelos, parques naturais e vilas históricas, além de sítios classificados pela UNESCO. Com um clima agradável, goza de invernos suaves e verões amenos. Numa região que tem a vantagem de estar próxima de Lisboa, há muito para ver, apreciar e desfrutar.
Aveiro
Há quem lhe chame “Veneza Portuguesa”, pelos canais que se cruzam pela cidade e pelos moliceiros que os navegam. Aqui vale a pena apreciar os edifícios de arte nova que se avistam do canal principal, fazer o passeio até à Ria de Aveiro e não deixar escapar uma ida à Praia da Barra ou à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. No que toca à arquitetura, destacamos a Catedral de Aveiro, a Igreja da Misericórdia e o Museu de Arte Nova.
A Antiga Estação Ferroviária será outro ponto de interesse, bem como o próprio Museu de Aveiro. As praias nesta região caracterizam-se pela sua extensão e pelas areias brancas, com condições ideais para a prática de surf, e as típicas casas que em tempos serviam como apoio à prática da pesca. Já quanto à oferta gastronómica, destaque para os peixes e marisco, bem como, para a sobremesa, os ovos-moles e os sorvetes.
Ílhavo
A apenas seis quilómetros de Aveiro, a visita a Ílhavo é praticamente obrigatória, dada a beleza desta cidade de pescadores que mantém uma forte ligação à pesca do bacalhau. Aqui vale a pena a visita ao Museu Marítimo, bem como ao Navio-Museu de Santo André, um antigo arrastão bacalhoeiro. A Igreja Matriz, o Museu da Vista Alegre e a Praia da Barra são, talvez, alguns dos mais importantes pontos de interesse, a par dos trilhos pedestres que ali podemos percorrer (Rota das Padeiras, Entre a Ria e o Mar e Entre a Ria e a Floresta).
Mira
Localidade sinónima de palheiros e de pesca artesanal, Mira orgulha-se de deter uma das melhores praias portuguesas (Praia de Mira), a única do mundo que já apresentou bandeira azul ao longo de, pelo menos, 30 anos consecutivos e que justifica por si só um passeio até à Costa de Prata.
Figueira da Foz
Em direção ao sul, chegamos à Figueira da Foz, a chamada Rainha da Costa de Prata, que se situa na foz do Rio Mondego. Aqui, além das praias maravilhosas (com destaque para a Praia da Claridade), é difícil escolher entre o que visitar, tal é a riqueza da oferta, mas há locais que não podemos mesmo ignorar, como a Fortaleza de Buarcos, o Forte de Santa Catarina, o Núcleo Museológico do Mar, o Dólmen das Carniçosas, o Mosteiro de Santa Maria de Seiça, o Pelourinho e o edifício da Câmara Municipal. A visita ao Cabo Mondego (paisagem protegida) e ao Farol constituirá, sem dúvida, um passeio inesquecível, eventualmente só superável pela qualidade dos frescos e grelhados na gastronomia local.
Montemor-o-Velho
A escassos quilómetros, Montemor-o-Velho domina sobre o vale do Mondego, com paisagens de tirar a respiração, tendo este como principais pontos de visita a Fortaleza, a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, o Castelo de Montemor (Monumento Nacional), a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, o Solar dos Alarcões, o Pórtico dos Pinas e o Teatro Ester de Carvalho.
Leiria
Continuando para sul, Leiria será a próxima “grande” cidade a visitar e onde não pode perder uma ida ao castelo. Monumento nacional, alberga o núcleo museológico e é também a partir dali que podemos alcançar uma visão panorâmica sobre a cidade. Para além deste monumento, a Sé Catedral, a par da Igreja e do Convento de São Francisco, do Convento de Santo Agostinho, da Casa dos Pintores e do Agromuseu Municipal D. Julinha, representam pontos de interesse que enriquecem qualquer passeio. Na gastronomia, ganham posição as carnes e os queijos de ovelha e cabra.
Vieira de Leiria
Muito famosa pela sua praia, Vieira de Leiria é igualmente conhecida pela prática da Arte Xávega, pesca artesanal de cerco que se realiza quando o estado do mar permite, geralmente entre maio e outubro. Aqui, a Capela da Passagem e a Capela Praia da Vieira, bem como a Igreja Matriz e o Rio Lis representam fortes pontos de visita, a par das casas típicas desta região.
São Pedro de Moel
Ainda rumo a sul, e num dos mais encantadores pontos da Costa de Prata, passamos por São Pedro de Moel, paragem obrigatória para os amantes do mar e da areia, com destaque para as arribas e o Farol do Penedo da Saudade. A beleza das falésias e do mar, que aqui costuma ser menos agitado, pode ser apreciada a partir da ciclovia que acompanha a marginal.
Batalha
Na Batalha será sempre incontornável a visita ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, que representa uma das mais impressionantes obras da arquitetura gótica de toda a península, tendo sido erigido por ordem de D. João I aquando da vitória na Batalha de Aljubarrota, garantindo-se assim a independência de Portugal perante Castela.
Classificado como Património Mundial da Unesco, esteve na posse da Ordem Dominicana durante mais de 600 anos e constitui um importante marco não só da arquitetura como da história portuguesa. Ainda nesta região destacam-se os moinhos de vento, a Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios e a Escarpa da Falha do Reguengo do Fetal.
Porto de Mós
Pouco adiante, Porto de Mós surpreende pela diversidade de oferta cultural, a começar pelo Castelo de Porto de Mós, que se ergue sobre o morro, apresentando uma planta pentagonal e vértices reforçados por impressionantes torreões. Monumento nacional, encontra-se em ótimo estado de conservação proporcionando vistas esmagadoras. Não é, contudo, apenas este castelo que faz de Porto de Mós um importante ponto de visita da Costa de Prata.
A estrada romana, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, que explica este momento da história nacional ao pormenor, as Grutas de Mira de Aire (as maiores de Portugal) e a Praia Jurássica de São Bento representam grande parte da diversidade ali encerrada. Não esquecer de provar os doces regionais (pastéis tradicionais de Mira d’Aire).
Alcobaça
É morada do famoso Mosteiro homónimo ou Real Abadia de Santa Maria, fundado em meados do século XII pela Ordem de Cister a mando de D. Afonso Henriques e em virtude da conquista de Santarém aos mouros, ficando assim representado o primeiro exemplo de arquitetura gótica portuguesa. Património Mundial da Humanidade, guarda os túmulos de D. Pedro e de D. Inês de Castro, eles próprios exemplo da maestria escultórica funerária do gótico. De igual modo, o Castelo de Alcobaça merece também uma visita, tal como o Museu do Vinho e os palacetes dos finais do século XIX e início do século XX.
Nazaré
Detentora de uma beleza natural ímpar e situada na Costa de Prata, a vila da Nazaré tornou-se mundialmente conhecida nos últimos anos, dadas as ondas gigantes que ali atraem profissionais de surf e todos os entusiastas desta modalidade. A sua história é rica, bem como a tipicidade das suas gentes e da sua arquitetura.
Vila piscatória por natureza, é conhecida pelas nazarenas que vestem os trajes típicos das sete saias e pelas pequenas embarcações que vendem peixe fresco. Na restauração há, portanto, que apostar nos produtos do mar, que não podiam ser de maior qualidade, e no inverno optar ainda por uma caldeirada, prato responsável pelo regresso de muitos apreciadores a estas paragens.
São Martinho do Porto
Entre a Nazaré e Óbidos, a vila de São Martinho do Porto detém uma das mais belas praias do país, com uma baía em concha perfeita, única em Portugal e na Europa. O Rei D. Carlos referia-se-lhe como não conhecendo nada mais lindo do que São Martinho do Porto e a verdade é que esta região não se encontra ainda demasiado visitada por turistas, mantendo o seu carácter original. O centro histórico é encantador, valendo a pena visitar a Igreja Matriz e a Capela de Santo António, mas o expoente máximo desta vila está verdadeiramente representado na Praia de São Martinho, nas Ruínas e na Duna de Salir do Porto, no Miradouro, no Farol do Morro de Santo António e no Miradouro do Largo José Bento da Silva. Para passar a temporada de férias ou mesmo para viver, a vila de São Martinho do Porto representa, sem dúvida, uma alternativa única, ainda bastante tranquila, mas cheia de vida.
Caldas da Rainha
Com um hospital termal ainda da Idade Média que é famoso pelas águas ricas em enxofre que muito ajudam nos tratamentos de problemas ósseos e dermatológicos, as Caldas da Rainha encontram-se a poucos minutos de algumas das melhores praias da região, mantendo ainda erguidos alguns edifícios históricos de grande importância. No que toca à oferta cultural, destaque para a mundialmente famosa cerâmica Bordalo Pinheiro.
Foz do Arelho
Intimamente ligada à Lagoa de Óbidos e fazendo da Costa de Prata um dos mais bonitos pontos a visitar em Portugal, a Foz do Arelho impressiona pelos tons azuis das suas águas e pelas praias de águas tranquilas e calmas. A Foz do Arelho representa um dos pontos mais bonitos de Portugal, onde merecem visita o Penedo Furado, a Praia da Foz do Arelho, a Praia do Mar, a Fonte dos Namorados, o Palacete do Visconde e, é claro, a Lagoa de Óbidos (ideal para windsurf ou kitesurf) que ali se reúne com o oceano Atlântico (mais procurado para a prática do surf). À mesa, o peixe será obviamente o rei da refeição, prometendo manter a frescura e deliciar o palato de quem se servir dele.
Óbidos
Uma das 7 maravilhas de Portugal, Óbidos é uma das mais pitorescas vilas portuguesas que todos os anos acolhe a feira medieval, a feira do chocolate e a vila Natal. Originada na Idade Média, exibe o orgulhoso castelo (monumento nacional) cujas muralhas cercam a vila cheia de ruas apertadas, decoradas com flores e onde é possível testemunhar os traços do passado que ali marcam a sua presença. Não dispense beber a típica ginginha no copo de chocolate, um bastião da própria vila e excelente cartão de visita. Aqui a Casa do Arco da Cadeira, as igrejas de São Pedro, Santa Maria e Misericórdia merecem uma visita demorada, bem como o Santuário do Senhor Jesus da Pedra e a Capela de São Martinho.
Peniche
Praia, pesca e muito surf, eis o que poderá esperar de Peniche, onde ficam localizadas algumas das mais famosas praias de surf em Portugal (por exemplo Supertubos) e onde acorrem entusiastas desta modalidade vindos de todo o mundo.
A visita ao Cabo Carvoeiro será obrigatória, tal como ao Baleal, uma encantadora ilha de ruas estreitas e casas típicas ideal para férias em família. É também daqui que parte o barco para a Ilha da Berlenga, reserva natural de águas cristalinas e onde poderá fazer um passeio de barco e um batismo de mergulho ou apenas desfrutar do sossego ali instalado, mas que também é tão comum em toda a Costa de Prata.