Os portugueses são… complete a frase. Foi o desafio que lançámos a alguns dos nossos The Movers. Veja o que eles dizem.
Diferentes dos restantes latinos
“Não são propriamente como os restantes povos do sul da Europa, normalmente vistos como barulhentos, aguerridos e muito enérgicos”, diz o britânico Graeme Eaves, esclarecendo: “Pelo contrário, os portugueses não se encaixam nesse molde.”
Assim, fazendo uma caracterização genérica do temperamento dos portugueses, Graeme arrisca dizer que são mais parecidos com os britânicos. “Calmos, reservados e até formais nalgumas ocasiões.”
Agora, também nota algumas diferenças em relação aos britânicos, mais evidentes no que toca, por exemplo, à cultura de trabalho. “No Reino Unido, está-se habituado a um estilo de trabalho mais acelerado — come-se o almoço na secretária, toma-se o café a caminho do trabalho”, diz.
“A população portuguesa parece levar mais a sério algumas formalidades, como ter um intervalo para almoço, tomar café sentado. Parece antiquado, mas na realidade é até melhor num certo sentido.”
Sempre a ajudar
Prestáveis e solidários — é como a francesa Deborah Guest vê os portugueses. “Estão sempre a tentar ajudar”, salienta. Stephanie Lengelé, belga que passou grande parte da sua vida em França, concorda e refere que foi muito bem acolhida pelos portugueses, assim que cá chegou.
“Foram super prestáveis no início, ajudaram-me na mudança para Portugal”, elogia. “São generosos e calorosos. Não sei se tem a ver com o clima, mas em geral gosto da mentalidade dos portugueses e consegui fazer vários amigos”, refere ainda. “Sinto que o facto de os portugueses falarem tão bem inglês ajuda — falam bem melhor do que os franceses — a construir uma ligação.”
Amigáveis, mas reservados e frontais
A brasileira Flávia Motta considera-os “receptivos e amigáveis”, ainda que não seja tão fácil, quanto inicialmente esperava, construir uma amizade. “Existe uma expectativa dos brasileiros de que vamos fazer amizade facilmente, porque falamos a mesma língua e isso não é o que acontece”, diz, justificando a sua opinião: “Por um lado, quando a gente chega aqui, descobre que não é exatamente a mesma língua que falamos. Por outro, é que, embora os portugueses sejam bastante amigáveis, também são bastante reservados.”
Por seu turno, Vanessa Paço, brasileira que tem também nacionalidade portuguesa, descreve os portugueses como um “povo honesto, cumpridor das regras e costumes, solícito e amigável, porém frontal, sem meias palavras, quando necessário”. É assim que vê os portugueses e era assim que via o seu pai, também português.
Por ter uma longa história, Vanessa defende que se trata de um povo que “preza os seus antepassados e a sua cultura”.