Seja pela qualidade de vida, seja pelo investimento em negócios, os locais em Portugal que mais atenção têm merecido, de acordo com o Portugal City Brand Ranking, são Braga, Cascais, Coimbra, Faro, Funchal, Lisboa, Porto e Sintra.
Braga
Localizada no norte, Braga é uma das cidades de Portugal onde muitos estrangeiros apostam para estabelecer as suas vidas. Mais recatada do que as grandes metrópoles, Braga encanta pela beleza arquitetónica, proporcionando uma qualidade de vida ímpar e mantendo-se moderna, como não poderia deixar de ser ao receber todos os anos inúmeros alunos portugueses e Erasmus que ali rumam para realizar os estudos superiores na Universidade do Minho.
Pontos fortes de Braga:
- Cidade pacata e sossegada;
- Os preços são mais acessíveis em comparação com Lisboa e o Porto;
- A proximidade da cidade do Porto;
- A qualidade de vida e a segurança que oferece;
- A juventude que lhe chega através dos estudantes ali presente.
Coimbra
A presença da comunidade estudantil em Coimbra, dada a presença da famosa Universidade de Coimbra, faz desta cidade um centro de juventude, pleno de oportunidades de emprego, sobretudo na área educativa. Com valores bastante mais acessíveis do que nas maiores cidades de Portugal no que respeita à habitação, Coimbra localiza-se a cerca de duas horas de automóvel de Lisboa e a uma do Porto e garante uma boa qualidade de vida.
Os serviços ligados ao ensino e à tecnologia, a par do comércio e da indústria, representam atualmente as principais fontes de emprego desta cidade.
Pontos fortes de Coimbra:
- É uma cidade com uma forte presença de jovens, o que contribui para que seja muito dinâmica;
- Conta com boas infraestruturas;
- Qualidade de vida e a boa oferta na área da saúde;
- Custo de vida razoável e acessível;
- Trata-se de uma cidade segura;
- Cidade intimista e charmosa.
Faro
A sua localização no Algarve, onde o sol brilha com mais intensidade e as águas são mais quentes, é desde logo uma mais-valia. Como cidade turística, o imobiliário não é o mais acessível, sendo, no entanto, mais barato do que em outras cidades de Portugal, como Lisboa ou o Porto, com um custo de vida também inferior.
Quanto a oportunidades de emprego, além do turismo, é de destacar ainda a presença da universidade e o comércio com algum dinamismo. A existência de uma boa resposta a nível de saúde é também um dos aspetos que parece influenciar no momento de escolha de um lugar para se viver e neste caso Faro sai a ganhar.
Pontos fortes de Faro:
- Tranquilidade e segurança;
- Qualidade de vida;
- Praias paradisíacas;
- Cultura e educação;
- Clima;
- Boas infraestruturas.
Funchal
Também nas ilhas, há uma cidade que se destaca especialmente como excelente destino de habitação e de trabalho (mais uma vez sobretudo na área do turismo). Trata-se da capital da Madeira, com uma beleza absolutamente sedutora, com aeroporto e excelentes infraestruturas, um centro histórico bem preservado, numa metrópole moderna e com capacidade para oferecer o mesmo que as outras grandes cidades de Portugal.
Claro que a insularidade poderá ser encarada como um traço menos atraente, mas para quem aprecia a tranquilidade e o recato, nada melhor do que escolhê-la como destino de eleição.
Pontos fortes do Funchal:
- Beleza paisagística;
- Tranquilidade e segurança;
- Acesso à praia;
- Capacidade de oferecer boas oportunidades de trabalho e uma vida descontraída, sem o stresse das grandes metrópoles.
Lisboa
Eleita como uma das melhores cidades de Portugal para se viver e trabalhar internacionalmente, Lisboa foi recentemente destacada pelo Center for the Future of Work como “capital do cool”, elogiando-se assim o modo como a cidade recuperou “das cinzas da crise financeira de 2010”, se destacou como meca do surf e cresceu tecnologicamente.
Também a qualidade do ensino superior, o acesso a capital privado, a diversidade de talentos e a qualidade gastronómica e vitivinícola foram apontados como fatores que colocaram Lisboa entre os 21 melhores lugares do mundo para se trabalhar e viver.
Com um clima muito temperado e os dias de sol a preencherem a maior parte dos dias do calendário, com a memória da história presente em cada esquina, seja pelo conjunto de monumentos, seja pela própria arquitetura da cidade, com o fado e todo o seu universo conceitual e emocional, com o espírito de bairro que aconchega a alma lusitana e seduz quem chega, com os miradouros que detêm sobre a cidade uma vista deslumbrante, é muito fácil que qualquer dos espíritos mais exigentes facilmente se sinta seduzido pela “nossa” Lisboa.
Pontos fortes de Lisboa:
- Trata-se de uma cidade bastante moderna;
- Razoável oferta de transportes públicos;
- Situa-se perto da praia e das montanhas, sendo muito fácil o acesso à natureza;
- A realização de eventos internacionais e nacionais é bastante rica;
- Boa oferta gastronómica.
Porto
No norte, é o Porto que merece o maior destaque como morada de trabalho e também de residência. Eleito várias vezes como melhor destino turístico europeu, o Porto destaca-se pela beleza da cidade, pela sua paisagem e gastronomia e também pela movida noturna.
Morada do famoso vinho do Porto, a cidade do norte salta à vista como um dos melhores locais para fazer negócios em Portugal, distinguindo-se da maioria das cidades de Portugal pelo desempenho ao nível económico, social e turístico. Claro que os encantos que lhe são próprios, desde a Ponte de D. Luís I, à Ribeira, ao Mosteiro da Serra do Pilar, ao Rio Douro, à Estação de São Bento, à Sé, à Torre dos Clérigos, a todo o seu litoral, às francesinhas e ao sotaque nortenho, são outras vantagens da oferta do Porto.
Pontos fortes do Porto:
- Boa qualidade de vida;
- Trata-se de uma cidade segura;
- Localiza-se perto da praia;
- É uma cidade muito animada;
- A rede de transportes públicos funciona bastante bem.
Cascais e Sintra: duas vilas no ranking
Cascais
Tratando-se de um paraíso a apenas 30 quilómetros de Lisboa, oferece a tranquilidade e também a agitação ideais para quem deseja estar no centro dos acontecimentos, mas um modo mais reservado.
Classificada como um dos melhores locais de Portugal para trabalhar e viver, Cascais deslumbra pela proximidade das praias e pelo ambiente de veraneio que se vive ao longo de todo o ano. Muito atraente e popular como destino de habitação, especialmente entre estrangeiros que em Portugal vivem a sua reforma, o seu fácil acesso a Lisboa torna-a apetecível.
Por outro lado, é mais fácil encontrar trabalho aqui em tempo de férias, já que grande parte do negócio que desenvolve está ligada a esta área.
Pontos fortes de Cascais:
- Pouca chuva e cidade que parece viver o ano inteiro “de férias”;
- Proximidade de Lisboa;
- A beleza das paisagens;
- Possibilidade de praticar desportos aquáticos;
- Qualidade de vida;
- Segurança.
Sintra
Também muito próxima de Lisboa, a vila de Sintra parece retirada de um conto infantil, dada a beleza paisagística e arquitetónica, com os seus palácios e castelos. Detentora de um microclima que nunca nos deixa saber ao certo qual será o tempo que encontraremos ao chegarmos, é bastante húmida, mas extremamente saudável, dada a proximidade com a natureza.
Sintra é um local de investimento por excelência no que respeita ao turismo, o que pode torná-la mais agitada em tempo de férias, mas muito apreciada por todos os que ali chegam. Património Mundial, Sintra é, sem dúvida, um local mágico onde apetece mesmo passar o ano inteiro.
Pontos fortes de Sintra:
- Qualidade de vida;
- É um destino bastante cosmopolita, embora represente uma vila com fortes ligações à tradição e ao passado;
- Localiza-se bastante perto de Lisboa;
- Boa oferta de emprego, sobretudo na área do turismo.