Braga, Portugal: as vantagens da cidade

São muitos os estrangeiros que escolhem Braga, em Portugal, para se fixar. Saiba porquê.

Parece o paraíso da imigração para os estrangeiros, já que são muitos os que decidem rumar a Braga, em Portugal, em busca de uma nova vida. É o caso dos brasileiros que, em 10 anos, passaram de 2596 para 6168. Cidade típica nortenha do nosso país, tem muitos encantos e é muito convidativa. Conheça os motivos.

Braga e os títulos

Bom Jesus do Monte

Com o Santuário do Bom Jesus do Monte classificado como Património Mundial pela Unesco, Braga chama a atenção do mundo, tendo sido inclusivamente distinguida como Capital Europeia da Juventude em 2012. 

Em 2016, foi eleita a Cidade com Mais Qualidade de Vida de Portugal, enquanto em 2018 foi nomeada Cidade Europeia do Desporto. Em 2019, conquistou o título de Cidade Criativa da Unesco, na categoria de Media Arts, e foi ainda escolhida como o Segundo Melhor Destino Europeu do Ano.

Qualidade de vida

No que toca a infraestruturas, Braga está ao mesmo nível de Lisboa e do Porto e é uma referência ao nível cultural, mas também nas áreas da educação e da investigação. 

Olhando para a sua oferta turística, ali se juntam vários monumentos de interesse nacional — Braga é a cidade que mais igrejas, praças e jardins concentra por metro quadrado em Portugal — bem como espaços culturais, festas religiosas e eventos que ninguém quer perder. 

A tudo isto se somam as características que mantém de vida rural, que faz com que se tenha outro ritmo de vida e os seus habitantes tenham oportunidade de desfrutar melhor o tempo, gozando de uma qualidade de vida bastante superior às das grandes cidades. E, se esporadicamente quiser um pouco mais de agitação, pode sempre deslocar-se ao Porto, que fica apenas a 60 quilómetros de distância.

Custo de vida mais acessível

Comer fora num restaurante ou ir às compras ao supermercado não implica pagar preços proibitivos. Por outro lado, também os valores dos gastos mensais obrigatórios com despesas de água, gás, eletricidade e internet são suportáveis, apresentando novamente valores mais acessíveis no cômputo geral do que em Lisboa ou no Porto. 

Oferta de emprego

Apesar de Braga ser a terceira maior cidade portuguesa, não será tão fácil encontrar emprego ali como em Lisboa ou no Porto, onde há uma maior diversificação, não só ao nível de áreas de trabalho como de posições. Seja como for, o turismo, a informática, a construção civil, o comércio e os serviços são áreas nas quais poderá apostar e onde poderá encontrar uma colocação. 

As suas gentes

Apelidada no século XVI de “A Roma Portuguesa”, Braga é conhecida ainda como “a cidade da juventude”, sendo curiosamente a mais antiga do nosso território, com mais de dois mil anos de história. 

Com uma mentalidade bastante evoluída graças à presença dos jovens que ali estudam, as gentes desta cidade nortenha são extremamente afáveis. Recebem com calor quem chega de fora e estão sempre dispostas a ajudar, caso seja necessário, o que pode marcar toda a diferença quando consideramos permanecer e residir numa cidade. É por acolher uma das mais importantes instituições de ensino superior do país, a Universidade do Minho, que os jovens se concentram em Braga.

Segurança e índices de confiança elevados

Os problemas de criminalidade e de insegurança são em Braga praticamente inexistentes, apesar de esta cidade ser equiparada a uma metrópole no que toca ao que pode oferecer aos seus habitantes. É, claramente, uma das suas muitas vantagens.

Para mais informações:

Câmara Municipal de Braga

Praça do Município

4700-435 Braga

Tel. +351 253 616 060

Email: municipe@cm-braga.pt

Está a pensar numa mudança para Portugal?

De que preciso para comprar casa?

Ler artigo

O parceiro certo para financiar a sua casa

Saber mais